O El Niño ocorre quando as águas do Oceano Pacífico na faixa da Linha do Equador aquecem mais do que o normal, o que altera o sistema de ventos em toda a América do Sul, impedindo que as frentes frias que vêm do Sul avancem além do Sudeste do Brasil.
O Centro de Previsão Climática da Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (Noaa) confirmou que o El Niño já se formou e tende a se fortalecer ao longo do inverno. O fenômeno não tem um tempo previsível de duração, e pode se estender entre seis meses a dois anos.
O inverno em Santa Catarina será mais quente do que o normal, conforme prevê a Epagri/Ciram, apesar de também registrar longos períodos chuvosos. Mesmo assim, Estado passará por temperaturas próximas de 0°C durante os próximos três meses, com possível formação de neve. As massas de ar frio, no entanto, devem permanecer nas regiões catarinenses por no máximo três dias.
O que é o El ninõ?
O fenômeno do El Niño é caracterizado pelo aquecimento anormal do Oceano Pacífico e, geralmente, ocorre no segundo semestre do ano. É nesse período que as águas ficam pelo menos 0,5°C acima da média por no mínimo seis meses.