LUTA CONTRA O TEMPO - 22/06/2023 09:01 (atualizado em 22/06/2023 10:40)

Buscas por submarino continuam após fim do suprimento de oxigênio

Cinco ocupantes estão perdidos no fundo do mar há quatro dias e as chances de encontrar todos com vida são cada vez menores
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: OceanGate/ Divulgação 

As buscas pelo submarino Titan entram no quarto dia e as chances de encontrar os cinco ocupantes com vida estão cada vez menores. Segundo a estimativa divulgada pela Guarda Costeira dos EUA, o equipamento ficaria sem oxigênio na manhã desta quinta-feira (22). Apesar do cenário preocupante, ainda existe a possibilidade de que todos estejam vivos.

O especialista em medicina hiperbárica Ken LeDez, da Memorial University em St John's, em Newfoundland, disse à BBC que é possível que as equipes de resgate tenham um pouco mais de tempo do que o estimado.

LeDez explicou à publicação que o oxigênio no Titan irá acabar de maneira gradual e que depende do estado em que estão os ocupantes o suprimento pode durar um pouco mais de tempo. 

O especialista ouvido pela imprensa britânica considera também a possibilidade de que algum ocupante permaneça vivo e consiga esperar por socorro. Ele afirma que cada organismo reage de uma maneira em condições extremas.

Na quarta-feira (21), a Guarda Costeira anunciou que foram captados ruídos no fundo do mar, mas não foi possível descobrir a origem e nem confirmar se era um sinal do submarino. Além da falta de oxigênio, os tripulantes precisam lutar contra a hipotermia. Eles estão a 3.800 metros de profundidade, onde a temperatura da água é de cerca de 0°C.

A bordo do Titan estão o milionário britânico Hamish Harding, presidente da Action Aviation; o paquistanês Shahzada Dawood, vice-presidente da Engro, e seu filho Suleman; o mergulhador francês Paul-Henri Nargeolet, especialista nos destroços do Titanic; e Stockton Rush, CEO da OceanGate Expeditions.

O submarino deixou de fazer contato com o navio de apoio no domingo (18), após iniciar a descida em direção aos destroços do Titanic. Não se sabe se a embarcação ficou presa ou se houve alguma falha no sistema.
Fonte: Correio do Povo
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...