No último sábado, dia 24, Flor do Sertão atraiu muitos olhares, com a inauguração da Usina Solar no Município. O empreendimento é da Cooperativa de Energia Solar de Flor do Sertão e Região, criada há um ano e que conta com aproximadamente 90 cooperados, que usufruirão da energia a ser gerada pela usina inaugurada. Faltam alguns detalhes ainda para que, efetivamente, a usina comece a gerar energia e injetar na rede para distribuir aos cooperados. A expectativa é de que em julho isso ocorra, dentro do que estava previsto pelos responsáveis técnicos das empresas responsáveis pelas obras: SolarCred e Energtech.
A Rádio Líder esteve presente no local, assim como, autoridades municipais da região, Deputados, indivíduos do ramo de energia Solar de outros estados e demais cidadãos e interessados para prestigiar o grande evento. Na oportunidade, em conversa com algumas autoridades do município de Flor do Sertão, como Sidnei Willinghofer, atual Prefeito do município e membros responsáveis pelo projeto da Cooperativa SOLARCRED, os quais, ressaltaram a felicidade e orgulho em finalmente poder inaugurar um projeto que estava sendo desenvolvido a algum tempo.
Segundo o Prefeito, Sidnei Willinghofer, a Cooperativa está 98% finalizada, restando apenas, um ajuste com a Celesc, para que a energia comece a definitivamente a ser gerada, tendo-se como previsão de até um mês para que ocorra esses detalhes finais.
Conforme repassado a reportagem da Rádio Líder, os valores estimados para a produção como um todos foram de aproximadamente R$ 1.800.000,00, valor este, o qual foi repartido entre os cooperados na medida da energia contratada por cada um, tendo como um retorno estimável de 80 a 90% na redução do consumo de energia.
Atualmente, a Cooperativa de energia Solar já conta com um total de 85 associados. A usina possui um total de 800 placas e uma área de terra de 5 mil metros quadrados.
A estimativa de geração de energia é de 55 mil Quilowatt-hora ( kWh) por mês. A principal utilizadora do projeto da Usina é a associação de água de Flor do Sertão, o qual, beneficia um total de 540 família e será responsável pelo consumo de 20% da geração de energia.