Santa Catarina deve contar com uma sexta-feira (7) com a presença do sol e temperaturas que podem chegar aos 27°C. No entanto, o cenário muda no final da tarde com a formação de uma frente fria associada a origem de um ciclone extratropical no litoral.
De acordo com a Defesa Civil estadual, no amanhecer, as temperaturas mínimas oscilam entre 7°C e 12°C nas cidades dos planaltos, sendo que pode achegar até 17°C.Já na parte da tarde, as máximas podem atingir os 27°C no Baixo e Médio Vale do Itajaí e no Litoral Norte. Enquanto isso, o Planalto Sul não deve passar dos 21°C enquanto varia de 22°C e 25°C no restante do Estado.
O vento será do quadrante Noroeste e ganha força no decorrer do dia com rajadas de 40 km/h a 60 km/h no Grande Oeste ao Planalto Sul. O risco para ocorrências é considerado baixo.Fim de semana marcado por frente fria e ciclone extratropical
Ainda de acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, a frente fria avança pelo Estado, ao longo do sábado (8), ao mesmo tempo em que o sistema de baixa pressão se intensificam dando origem a um ciclone extratropical entre o litoral Sul de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
A chuva começa ainda na madrugada nas áreas de divisa, onde ocorre acompanhada por trovoadas e se estende para as demais regiões entre o final da manhã e tarde de sábado.Apesar disso, a Defesa Civil considera o risco de baixo a localmente moderado para ocorrências associadas a chuva como alagamentos pontuais.
As temperaturas ficam amenas no amanhecer com mínimas entre 10°C e 15°C no Estado. Enquanto isso, as máximas ficam entre 13°C e 18°C na maior parte de Santa Catarina durante a tarde.O vento fica no quadrante Noroeste a Sudoeste do centro ao leste do estado, especialmente na faixa litorânea onde pode passar dos 65 km/h. O mar fica agitado desde a Grande Florianópolis até o Litoral Sul com ondas de direção Sul e picos que se aproximam de 3 metros. O risco é considerado moderado para ocorrências relacionadas ao vento e agitação marítima.
Já entre o domingo (9) e segunda-feira (10), da frente fria se afasta do Estado, mas o deslocamento da umidade do mar para o continente e a formação de um cavado (área alongada de baixa pressão) ocasionam a presença de nuvens com chuva isolada e ocasional, mas que tende a ganhar força a partir da noite de segunda. As temperaturas ficam amenas, não passando dos 23°C no Grande Oeste, dos 16°C na porção central e 18°C nas demais áreas.