A Defesa Civil estadual emitiu um alerta de frio intenso e declínio acentuado das temperaturas a partir das 9h desta quinta-feira (13) em Santa Catarina.
Ainda de acordo com a nota meteorológica, o avanço de uma massa de ar frio provoca a queda das temperaturas.
Durante todo o dia, os ventos causados por um ciclone extratropical deixam a sensação térmica ainda mais baixa, provocando frio intenso no Estado.
Segundo o meteorologista Caio Guerra, da Defesa Civil, à medida que o ciclone vai se afastando para o alto mar, passa a atuar uma intensa massa de ar frio.
“Combinado com os ventos intensos do ciclone teremos a sensação de bastante frio e a presença de um fenômeno chamado de inversão térmica: quando as temperaturas máximas ocorrem pela manhã e vão caindo ao longo do dia”, explica o profissional.
Defesa Civil alerta para frio intenso em Santa Catarina – Foto: DCSC/Divulgação
O alerta de “atenção” serve para os municípios do Oeste, parte do Planalto Norte e Sul.
Além disso, não está descartada rajadas de vento que podem superar os 100 km/h. O risco é considerado moderado a alto para ocorrências associadas aos ventos.
Com a aproximação de uma massa de ar frio as temperaturas mínimas ocorrem à noite, variando entre 3°C a 8°C na maior parte do Estado, com exceção do litoral, que deve variar entre 11°C e 15°C.
Cuidados durante o frio intenso
A Defesa Civil de Santa Catarina indica a atenção com a população mais vulnerável, por exemplo, idosos, crianças, enfermos e pessoas em situação de rua.
Assim como abrigar os animais domésticos nas noites mais frias. Assim como também é indicado procurar se agasalhar bem e beber bastante água.
Além disso, evite locais fechados ou com aglomerações de pessoas e mantenha a higiene das mãos.