Santa Catarina está com 92,15% de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) nesta terça-feira (18). Os dados são da SES/SC (Secretaria do Estado da Saúde de Santa Catarina).
De acordo com os dados, apenas uma região está abaixo dos 90% de ocupação de leitos. A região sul, está com 82,46% de ocupação nas Unidades.
Os dados mostram ainda que há 97 leitos disponíveis para todas as regiões do Estado.
Afinal, quais as doenças?
Segundo a SES, as doenças sazonais são as que estão aumentando a taxa de ocupação dos leitos.
De acordo com o último boletim com os números da dengue no Estado divulgados pela pasta, 86.811 pessoas já foram infectadas com a doença em Santa Catarina. Desses, 77.938 são autóctones (transmissão dentro do estado) distribuídos em 122 municípios de Santa Catarina, sendo que 37 municípios atingiram o nível de epidemia.
Doenças respiratórias impulsionam leitos
De acordo com a FioCruz (Fundação Oswaldo Cruz), que realiza o estudo do boletim “infogripe” com dados de doenças respiratórias em todo o Brasil, Santa Catarina está em “estabilidade” em relação às doenças.
O boletim apontou que em Santa Catarina, foi constatado casos positivos para rinovírus e metapneumovírus – um dos vírus mais frequente nas infecções do trato respiratório em crianças..
Já a partir de 65 anos, segundo o estudo, o predomínio de Coronavírus ainda é claro, embora mantendo sinal de diminuição, enquanto o percentual associado aos casos positivos para influenza A mantém sinal de avanço em boa parte do país.