Elas serão aplicadas em nove cidades brasileiras: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
A prova contempla a parte teórica do exame (objetiva e discursiva) e é composta por itens elaborados em uma oficina recente realizada pelo Inep —com questões de linguagem mais direta e entendimento simplificado.
Dados do Inep mostraram que 8,7 em cada dez médicos formados no exterior não passaram para a segunda etapa do Revalida no primeiro semestre de 2023.
No segundo semestre do ano passado, esse índice foi ainda menor: somente 12,75% dos 7.004 concorrentes passaram na primeira etapa do concurso. Desses, apenas 14,07% avançaram após a segunda fase: 265 candidatos.
Aplicado desde 2011, o Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática) e tem como objetivo avaliar habilidades, competências e conhecimentos de que o profissional precisa para atender aos princípios e às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
Cronograma
Divulgação do gabarito: 8/9