A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, irá participar na quarta-feira (9) da abertura da primeira oficina de avaliação do cenário pós-epidemia de dengue. A programação do evento seguirá até o dia 10 de agosto em Florianópolis.
O evento deve reunir profissionais da SES (Secretaria de Estado da Saúde) e servirá de base para a revisão do Plano de Contingência para o enfrentamento das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti: dengue, chikungunya e Zika vírus.
A oficina vai trabalhar com algumas estruturas, como por exemplo: gestão, vigilância em saúde, assistência do paciente, laboratório e comunicação.
Em cada um dos assuntos, serão discutidas as ações realizadas nos últimos dois anos, identificando potencialidades e necessidades de melhorias pela União, Estado, municípios e sociedade civil.
Com 90 mortes por Dengue, Santa Catarina ultrapassa números de 2022 e recebe visita do Ministério da Saúde
Santa Catarina já registrou 90 mortes por dengue nos primeiros sete meses de 2023. O número de mortes até 31 de julho é o mesmo do ano passado inteiro, de acordo com dados do Boletim Epidemiológico do governo estadual.
A situação da doença preocupa autoridades, principalmente às vésperas de um novo período sazonal de contágio. Por isso, nesta semana, uma equipe do Ministério da Saúde realizou visitas técnicas ao Estado.
Além das 90 mortes confirmadas, outras oito estão em investigação. Já são mais de 98 mil casos da doença registrados em 2023, contra 83.523 em 2022.