Na manhã deste sábado (19) a Polícia Civil do Estado de Santa Catarina está realizando uma grande operação policial relacionada a investigações acerca dos delitos de formação e integração de organização criminosa, tráfico de drogas, posse, porte e comércio irregular de armas de fogo e ameaças.
A Polícia Civil investiga desde abril de 2023 uma série de crimes violentos ocorridos na cidade aparentemente relacionados ao tráfico de drogas e a um conflito de “gangues” na região. 7 (sete) tentativas de homicídio perpetradas entre abril e maio, bem como 1 (um) homicídio consumado ocorrido na noite de 7 de maio de 2023 já foram apurados desde então.
O trabalho permitiu a identificação de um esquema de tráfico de drogas e ameaças a populares protagonizado por supostos integrantes de uma facção criminosa gaúcha em atividade na cidade, grupo este que foi alvo da ação realizada hoje pela manhã.
17 (dezessete) mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos na região por policiais civis de diversas regiões do Estado de Santa Catarina, que visam, além da apreensão de drogas ilícitas e armas de fogo, executar 5 (cinco) mandados de prisão preventiva.
A investigação que deu base à operação foi realizada em conjunto pela Divisão de Investigação Criminal de Maravilha e pela Delegacia de Polícia da Comarca de Palmitos, e foi batizada de “entrevero” como referência ao regionalismo gaúcho que remete ao conflito, embate, choque de forças.