Segundo a Polícia Civil de Santa Catarina, passou de 12 para 17 o número de vítimas de um homem de 59 anos que foi preso na segunda-feira (21), suspeito de estupro de vulnerável, estupro e de importunação sexual em cinco cidades do Estado.
Um vídeo (assista abaixo) compartilhado com exclusividade pela Polícia Civil mostra como ele agia, desde o momento em que abordava as vítimas sempre com um pedido de ajuda. A cena foi registrada em Florianópolis.
A prisão preventiva ocorreu em uma residência em Porto Belo. A decisão é da 1ª Vara Criminal de Florianópolis, que ainda determinou busca e apreensão em uma casa em Palhoça.
Os crimes teriam acontecido em Florianópolis, Santo Amaro de Imperatriz, São José, Palhoça e Itajaí. A investigação começou em março após quatro ocorrências serem registradas contra o suspeito no bairro Campeche, em Florianópolis.
O caso é investigado pela Delegacia de Proteção dos Direitos da Mulher. Segundo a delegada responsável pelo caso, Inara Drapalski, os casos investigados aconteceram entre outubro de 2021 até 14 de agosto deste ano.
“São cinco casos de estupro de vulnerável, onde o suspeito passou a mão nas partes íntimas de meninas menores de 14 anos, 11 casos de importunação sexual e um de estupro”, detalha a delegada.
Criminoso pedia ajuda com a moto, conta delegada
A investigação descobriu que o homem tinha um modus operandi para cometer os crimes. Segundo a delegada, as meninas e mulheres eram abordadas pelo suspeito, que pedia ajuda para arrumar a motocicleta que apresentava problemas.“Pedia para que as vítimas pisassem no pedal da moto. E ele, do lado contrário, se masturbava e tocava as pernas e partes íntimas das vítimas”, conta Drapalski. A polícia aponta, ainda, que o homem sempre buscava ruas pouco movimentadas para realizar a abordagem criminosa.
Vídeo flagrou suspeito abordando vítimas
A Polícia Civil compartilhou um vídeo que flagra um dos casos de importunação sexual. Nas imagens, a mulher pisa no pedal da moto, enquanto ele se agacha do lado contrário.O vídeo feito por câmeras na rua mostra o homem mexendo na motocicleta e tocando nas pernas, braço e cintura da vítima, mudando ela de um lado para o outro. Carros passam pela rua, mas o homem permanece em um local onde não pode ser visto da cintura para baixo.
A mulher levanta, se afasta e aponta para algumas direções em certos momentos da gravação. Em seguida, o suspeito sobe na motocicleta e vai embora. Ele aproveitava da situação para passar a mão nas partes íntimas de crianças.