O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai lançar no Piauí, nesta quinta-feira (31), o Brasil sem Fome, programa que tem como objetivo retirar novamente o país do mapa da fome e da insegurança alimentar e que está organizado em três eixos. As metas são retirar o país do mapa da fome até 2030 e reduzir a extrema pobreza e a pobreza, com inclusão socioeconômica, segundo o Palácio do Planalto.
• Eixo 1: em acesso à renda, ao trabalho e à cidadania, serão integradas as políticas que envolvem o Bolsa Família, a Busca Ativa, a valorização do salário mínimo, a inclusão produtiva e a capacitação profissional, além do Programa Nacional de Alimentação no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Também haverá um mapeamento e integração dos benefícios sociais existentes em Estados e municípios.
• Eixo 2: quando se trata de alimentação adequada e saudável, o Plano Brasil Sem Fome prevê ações da produção ao consumo integrando atividdades envolvendo o Plano Safra da Agricultura Familiar, a segurança alimentar nas cidades, o combate ao desperdício, uma Política Agroecológica, a Política Nacional de Abastecimento, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Fomento Rural e a formação de estoques de alimentos.
O Brasil tem 70 milhões de pessoas estão em situação de insegurança alimentar moderada ou severa. O número consta em um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU). Na prática, significa dizer que um em cada três habitantes passa algum tipo de necessidade ao se alimentar todos os dias — o último censo demográfico do IBGE mostrou que o país tem 203 milhões de pessoas.
Obras do PAC no Piauí