O programa Mais Médicos confirmou a alocação de 360 profissionais em Santa Catarina, distribuídos entre 157 cidades, ao divulgar uma lista de selecionados na noite desta quarta-feira (30). Entre os médicos convocados, a maioria é natural de Santa Catarina: são 113 nesta condição, conforme identificado pelo NSC Total nos dados divulgados pelo Ministério da Saúde.
Há ainda 203 profissionais nascidos entre outras 25 unidades da federação e 44 estrangeiros — deste total, uma maioria de 157 médicos, ainda que não seja catarinense, já atuava no Estado antes da seleção.
O edital de convocação prevê que os candidatos preteridos pela seleção recém-divulgada ainda possam entrar com um recurso contra o resultado até esta sexta (1º). Mesmo se houver mudança dos nomes após análise dos recursos, ao menos o número de aprovados já está garantido.
O município mais beneficiado será Lages, na Serra Catarinense, que contará com 23 novos médicos. O top-10 de atendidos em Santa Catarina ainda tem Florianópolis (21 novos profissionais), Joinville (também 21), Jaraguá do Sul (18), Concórdia (11), Criciúma (9), Balneário Camboriú (7), Caçador (6), Navegantes (6) e Tubarão (6), conforme o Ministério da Saúde já havia adiantado em 11 de julho.
Esse edital de convocação integra o 31º ciclo do Mais Médicos. Os profissionais estrangeiros que já tenham passado por ciclos anteriores e os brasileiros devem iniciar as atividades até 22 de setembro.
Já os médicos que têm registro do exterior e não participaram anteriormente do programa precisarão passar pelo chamado Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv) no início de dezembro. Até o dia 22 daquele mês, os aprovados nesse treinamento poderão iniciar então o trabalho.