Santa Catarina terá em breve novos medicamentos disponíveis de graça por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). A informação foi confirmada pela SES/SC (Secretaria da Saúde de Santa Catarina) nesta segunda-feira (4).
A determinação para os novos remédios veio por meio de uma portaria do Ministério da Saúde, publicada no Diário Oficial da União no último dia 23. Entre os medicamentos, está o Risdiplam, que segundo a sua bula, é usado para tratar a AME (Atrofia Muscular Espinhal).
A estimativa, segundo o Ministério da Saúde, é que, atualmente, 400 crianças estejam em tratamento para a doença. Segundo dados de 2022, existem 1.509 pacientes com AME no Brasil, sendo 511 do tipo 1; 508 do tipo 2 e 367 do tipo 3.De acordo com a SES, o pedido pelo medicamento já foi feito ao Ministério da Saúde, que é quem envia os insumos aos Estados, que depois distribui aos municípios. No entanto, a pasta não tem prazo para entrega dos produtos.
Novo tratamento para quem tem hipertensãoOutro medicamento também foi incluído na lista de disposição do SUS, o Selexipague. Segundo a sua bula, o remédio é um vasodilatador utilizado no tratamento da HAP (Hipertensão Arterial Pulmonar).
A HAP é uma condição médica caracterizada pelo aumento da pressão nas artérias dos pulmões, o que pode sobrecarregar o coração e causar sintomas como falta de ar e fadiga.
De acordo com um estudo da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), entre as regiões do país, a Região Sul apresenta prevalência de 22,9% de pessoas com HA, ficando apenas atrás da Região Sudeste (23,3%).Haverá ainda, uma nova opção no fornecimento das chamadas “canetas de insulina” para quem sofre com diabetes. Agora, os medicamentos oferecidos serão os de ação rápida. Esta alteração, mudou apenas a fábrica de produção do remédio.