A Associação de Pais e Amigos do Autista de São Miguel do Oeste (APAA) e a Unoesc firmaram um Termo de Cooperação Técnica para a promoção de atividades de atendimento de pacientes/crianças, que apresentam Transtorno do Espectro do Autismo — TEA. A partir deste mês, a Universidade inicia a oferta de vagas para atendimento, nas Clínicas da área de Psicologia, Fisioterapia e Odontologia, além de assessorias e orientações sobre temas como: orientação contábil e administrativa; orientação jurídica; orientação nutricional e farmacológica.
A Diretora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc São Miguel do Oeste, Eliandra Mirlei Rossi, reforça que um dos papéis da Unoesc, enquanto Universidade Comunitária, é melhorar a qualidade de vida da população.
— A Universidade, por meio de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, tem como objetivo oferecer serviços que melhorem a qualidade de vida das pessoas da região. Por isso, ficamos felizes em poder contribuir com as atividades para a APAA, pois isso aproxima o universo acadêmico da comunidade onde estamos inseridos, melhorando a qualidade de vida das pessoas e, ao mesmo tempo, possibilitando aos nossos estudantes vivenciarem, na prática, as teorias estudadas, contribuindo para uma formação profissional mais humanizada — reforça Eliandra.
— Atendemos muitas pessoas, que precisam de intervenção terapêutica para seus filhos, e, muitas vezes, não têm condições para pagar. O projeto também vem ao encontro dessa necessidade, pois, nem sempre, o setor público consegue atender a essa demanda. Agora teremos os profissionais e estudantes da Unoesc dando esse suporte e suprindo essas necessidades — salienta Francele.
A Unoesc São Miguel do Oeste está localizada na Rua Oiapoc, 211, Bairro Agostini. A Universidade conta com mais de 25 mil metros quadrados de área construída, que inclui Centro Cultural, Centro Esportivo, Centro Tecnológico, Biblioteca com rico acervo bibliográfico, entre outros espaços.