O governador Jorginho Mello anunciou na tarde desta quarta-feira (06) a redução da alíquota de 14% sobre os salários dos servidores aposentados e pensionistas do funcionalismo público estadual.
Atualmente todo aposentado e pensionista do Estado que ganha acima do salário mínimo contribui com alíquota de 14% de previdência.
De acordo com o governador, como não se poder mexer na lei que acaba com a alíquota dos 14%, o governo decidiu alterar a regra. Então, a partir de janeiro do próximo ano o piso é para quem ganhar acima de dois salários mínimos.
A partir de janeiro de 2025, a regra é dois salários mínimos e meio, o piso. E a partir de 2026 aumenta o piso para passar a contribuição da alíquota de 14% para três salários mínimos.
Por exemplo, um servidor aposentado que ganha até R$ 5 mil. Em janeiro de 2024, a alíquota será de 6% – uma redução de 8%. Em 2025, o desconto será de 4%, e por fim, em 2026, a alíquota cai para 2%.
“O que importa é o reflexo que tem no bolso do aposentado e o pensionista. Então ele vai sobrar mais dinheiro mensalmente para ele. Todo aposentado e pensionista será beneficiado com algum valor. Independente se você ganhar três mil ou ganhar 20 mil, você vai ser beneficiado, sobra no mês, no final do mês R$ 210 pra cada um. É mais dinheiro no bolso”, disse Vanio Boing, presidente do Iprev.