Santa Catarina lançou uma campanha para arrecadar doações aos atingidos pelas fortes chuvas causadas pela passagem de um ciclone extratropical que devastou cidades do Rio Grande do Sul. Até a próxima sexta-feira (15), interessados em ajudar podem levar produtos aos quartéis da Polícia Militar de todas as cidades catarinenses. O governo fará o encaminhamento ao Estado vizinho.
Os itens mais necessários são roupas de cama e produtos de higiene pessoal e limpeza. Quem preferir pode fazer a doação em dinheiro pelo pix com a chave 14.137.626/0001-59, que é o CNPJ do governo do Rio Grande do Sul.
Até a publicação deste texto, o Rio Grande do Sul havia confirmado 41 mortes e 46 pessoas desaparecidas, além de milhares de desabrigados e desalojados. A Defesa Civil gaúcha calcula que a quantidade de pessoas afetadas ultrapassa 135 mil.
Três municípios concentram os casos de desaparecimento decorrentes do evento climático: Muçum, Lajeado e Arroio do Meio. O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade e Santa Catarina já está prestando auxílio com o envio de equipes de segurança para ajudar nos resgates, além da campanha de arrecadação.