Uma família receberá uma indenização no valor de R$ 300 mil após descobrir, 42 anos após o parto, que a filha foi trocada na maternidade em Joinville, no Norte de Santa Catarina. O trágico incidente resultou em um AVC que levou à morte do pai.
A descoberta aconteceu quando, em 2017, a mãe foi abordada por uma mulher que, por meio de um teste de DNA, descobriu não ser filha biológica de quem ela acreditava ser sua genitora. Essa mulher estava à procura de outros nascimentos registrados no mesmo dia e local.
O advogado João Fabio Silva da Fontoura, que representou ambas as famílias, comentou que em momentos da vida, ambas as famílias haviam suspeitado de erros por parte da equipe do hospital, mas não sabiam como obter respostas definitivas.
A decisão judicial afirmou que a falha estatal “repercutiu seriamente ao menos em duas famílias” e que as consequências foram inimagináveis. A indenização de R$ 150 mil para cada uma das famílias levou em consideração a “dor extrema sentida ao tomar consciência dos fatos”.