Um projeto de lei do senador Esperidião Amin (PP) quer devolver às placas de veículos informações sobre a procedência, com estado e município, que deixaram . A proposta recebeu parecer favorável do relator, senador Lucas Barreto, e agora passará por audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos.
A audiência vai reunir representantes do Ministério da Justiça, Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Amin traz três motivos para o retorno da procedência nas placas: ajudar na fiscalização de trânsito, auxiliar nas estatísticas turísticas e fortalecer o “senso de identidade regional”.
Placa atual
As placas atuais têm o fundo pintado na cor branca, com o tipo de veículo identificado pela cor da fonte. São elas: preta (veículos de passeio), vermelha (veículos comerciais), azul (veículos oficiais); verde (veículos em teste), dourada (veículos diplomáticos) e prateada (veículos de colecionadores). No modelo antigo, a placa tinha a cor do fundo cinza.O novo modelo de placa padrão Mercosul conta ainda com itens de segurança, como um QR code presente no canto superior esquerdo, que dificultaria clonagens e falsificações.