As temperaturas elevadas vão na direção da expectativa da meteorologia de que a bolha de calor no Centro-Sul do país atinja seu ápice entre sexta (22) e domingo (24), quando algumas localidades podem atingir marcas na casa dos 43°C.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a aumentar o nível do alerta e colocar nove estados sob um aviso de "grande perigo" por causa do calor.
Confira como devem ficar as temperaturas máximas e mínimas em todas as capitais do Brasil nesta quinta, segundo a Climatempo:
A elevação dos termômetros tem relação direta com o El Niño muito mais rigoroso neste ano e com a Crise do Clima (causada pela emissão de gases de efeito estufa), que torna os eventos climáticos extremos mais comuns. Clique aqui para ler mais sobre o tema.
A previsão segue sendo de tempo firme em praticamente todo o país, com chuvas fracas isoladas entre o Espírito Santo e o Rio Grande do Norte, no litoral do Ceará, Piauí e Maranhão. Há possibilidade de pancadas de chuva em partes da região norte.
Na contramão do país, enquanto a onda de calor se espalha pelo país, o Rio Grande do Sul deve passar por mais uma frente fria. Segundo Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, há previsão de chuva volumosa, principalmente no sul do estado.
No entanto, mais uma vez a frente fria não vai avançar para o restante do país. Há uma área de alta pressão no centro do país que forma um "bloqueio atmosférico", que impede a entrada das massas de ar frio.