A equipe assistencial do Hospital, estudou um novo método para aumentar, ainda mais, a segurança e a qualidade no atendimento prestado. Neste mês de setembro, foi implantado o Time Resposta Rápida (TRR) para maior agilidade da assistência em casos de emergência, o que dá também maior segurança aos pacientes.
A equipe do TRR, no hospital, é formada pela equipe de Enfermagem, multiprofissional e médicos. Para facilitar a comunicação entre os profissionais, será utilizado um código de identificação para acionar o Time: sendo CÓDIGO AZUL, Atendimento de PCR (parada cardiorrespiratória), utilizando o som ambiente com alerta sonoro específico. Com a implantação deste dispositivo, ALERTA SONORO, o atendimento para estes pacientes, que o tempo é primordial ficará ainda mais rápido e eficaz”.
O coordenador do setor urgência e emergência o médico, Ivo Andrey Santin, explica que a melhoria na qualidade dos serviços é uma busca constante no hospital, e que a nova estratégia adotada promoverá um atendimento de maior qualidade aos pacientes. "A melhoria contínua da assistência é nossa meta diária. O TRR é utilizado em diversos hospitais do mundo em favor da segurança do cuidado, sendo capaz de mudar desfechos e salvar vidas. Graças ao empenho e compromisso da equipe multiprofissional, agora ele é uma realidade no Hospital São José ", disse ele.
Quando o código azul é acionado (código de parada cardiorrespiratória), a equipe multidisciplinar identifica como um paciente em parada cardíaca, que necessitam de atenção naquele exato momento, sendo oferecido todo suporte básico e avançado para garantir a sobrevida deste paciente.