VEJA QUANDO - 09/10/2023 22:12

Terceira onda de chuvas preocupa e risco de deslizamentos é alto em SC

Alerta da Defesa Civil aponta para nova onda de chuvas nesta semana no estado com temporais de granizo
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Imagens aéreas da enchente em Rio do Sul feitas na manhã desta segunda-feira (9) – Foto: PRF/Divulgação/

A Defesa Civil de Santa Catarina monitora o que seria uma terceira onda de chuvas fortes no estado. Depois de dois períodos com temporais extremos e alagamentos por todas as regiões, o órgão alerta para nova situação de alerta a partir de quarta-feira (11).

A nota hidrometeorológica foi publicada nesta segunda (9) pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina em conjunto com equipes da Epagri/Ciram. O texto indica um início de semana de tempo mais firme no estado, antes de uma terceira onda de chuvas, na quarta.

Segunda e terça de sol

A última semana foi de temporais intensos no estado. Entre terça (3) e quarta-feira (4) e entre o último sábado (7) e domingo (8) – períodos em que são consideradas as duas primeiras ‘ondas’ -, choveu mais de 300 mm em algumas cidades do Meio Oeste e do Vale do Itajaí.

Agora, o início de semana deve ser de tempo firme no estado, com um respiro para as cidades atingidas. A nebulosidade no litoral, no entanto, pode causar chuvas isoladas nas regiões próximas ao mar.

Mesmo assim, o alerta continua. “Em função dos acumulados de precipitação dos últimos dias, o risco de deslizamentos continua alto a muito alto nas áreas litorâneas, Planaltos e no Vale do Itajaí. No Grande Oeste o risco é moderado”, afirma a Defesa Civil.

Nova onda de chuvas na quarta

A partir da próxima quarta-feira (11), a condição do céu volta a preocupar. Isso porque, com o solo já encharcado, quase todo o estado deve sofrer com um novo período de fortes chuvas, incluindo condição de granizo para algumas regiões.

Isso tudo é causado pela entrada de uma nova frente fria que volta a deixar o tempo instável. As chuvas devem avançar pelo Grande Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul entre a manhã e a tarde de quarta, e chegar às demais regiões no decorrer do dia.

Há condições para temporais localizados, principalmente entre o Oeste e o Norte catarinense, com chuva intensa, descargas elétricas, vendaval e queda de granizo.

“Os acumulados de precipitação variam de 50 a 80 mm em média em todo o estado, com pontuais que podem ultrapassar os 100 mm. O risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos e danos à rede elétrica”, destaca o boletim da Defesa Civil.

Na sexta-feira (13), a frente fria começa a se afastar, e as chuvas perdem força gradualmente.

Situação dos rios neste início de semana

Já com relação à situação hidrológica do estado, a Defesa Civil alertou sobre as cheias de rios em toda Santa Catarina. O órgão segue monitorando o cenário, que é preocupante, já que várias bacias hidrográficas atingiram níveis de emergência ao longo do domingo, e podem voltar a subir com a nova onda de chuvas.

Vale do Itajaí: os rios Itajaí do Oeste e Itajaí-Açu tiveram elevação gradual ao longo da noite do domingo e madrugada de segunda, mas devem entrar em estabilidade ao final do dia. O rio Itajaí do Sul já apresentou redução ao longo desta manhã, assim como o nível do Itajaí-Mirim, na região de Brusque.

Extremo-Oeste e Oeste: os níveis na região estão atualmente em recessão. Em Itapiranga, o nível máximo atingido foi de 11,64 metros no domingo (8), ultrapassando o Nível de Emergência para o município, mas atualmente segue em recessão, em nível de atenção.

Meio Oeste: os níveis da região seguem em recessão e os rios se encontram em níveis de normalidade na maior parte dos pontos monitorados com máximos atingidos no dia 04/10, com níveis de Alerta ultrapassados.
Planalto Sul: atualmente o nível do rio Canoas segue em elevação, próximo ao nível de Emergência na região de Otacílio Costa.

Litoral Sul: os níveis na região atingiram máximos no sábado (7), ultrapassando níveis de Emergência, e atualmente seguem em recessão, abaixo dos Níveis de Atenção e próximos à normalização.

Grande Florianópolis: os níveis da região seguem em recessão. O nível do rio Tijucas atingiu Nível de Alerta na madrugada, mas apresenta recessão próxima ao Nível de Atenção.

Planalto Norte: níveis seguem em crescimento gradual no município de Canoinhas e Rio Negrinho, ultrapassando o Nível de Emergência.

Litoral Norte: rios estáveis em Nível de Normalidade.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...