PREVISÃO DO TEMPO - 30/10/2023 22:32

Semana será marcada por temporais e chuvas acima de 100 mm em SC

Tendência é que os níveis dos rios voltem a subir, conforme Defesa Civil e Epagri
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Arte / WH3

Após um domingo e início de segunda-feira com calor, a madrugada desta terça-feira (31) já começa com chuvas em todas as regiões de Santa Catarina. Durante a semana, a chuva pode se intensificar, ultrapassando os 100 mm em algumas regiões do Estado. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (30), pela Defesa Civil e pela Epagri.

Entre segunda e terça, estão previstas chuvas intensas, com raios, rajadas de vento e granizo. Há risco de destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais. São esperados acumulados de chuva entre 50 e 75 mm no Grande Oeste, Alto Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis; e entre 20 e 40 mm nas demais regiões de Santa Catarina.

— Recomendamos que todas as pessoas que moram perto de encostas, em áreas de risco, fiquem atentas, porque podem ocorrer deslizamentos de terra — afirmou o governador Jorginho Mello, nesta segunda, à Agência Catarinense de Notícias.

Ainda conforme as instituições, a tendência é que os níveis dos rios voltem a subir, trazendo risco alto para ocorrências de enxurradas e alagamentos nas bacias hidrográficas das regiões do Planalto Sul, Meio-Oeste, Litoral Sul, Litoral Norte e Grande Florianópolis. Já nas bacias das regiões do Planalto Norte e Vale do Itajaí o risco é muito alto também para ocorrências de inundações graduais, devido aos níveis dos rios já estarem em contas de alerta ou emergência.

— Por conta dessas chuvas previstas, estamos analisando o nível dos rios, já que muitos tem o escoamento muito lento. A preocupação maior é no Vale do Itajaí. Estamos também acompanhando o comportamento das barragens para avaliar o possível o fechamento de uma das comportas de José Boiteux. A outra comporta está fechada. Toda essa logística é feita de forma controlada, com análise dos nossos técnicos — explicou o secretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Luiz Armando Schroeder.

Restante da semana

As chuvas darão uma trégua no decorrer da terça-feira e da quarta-feira (1º). Na quinta (2), porém, um novo sistema de baixa pressão volta a trazer temporais para o Grande Oeste e em áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.

Na sexta, as condições se espalham para as demais regiões do Estado, com risco para alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. São esperados acumulados entre 60 a 90 mm com pontuais de 100 mm a 120 mm no Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e parte da Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí. Nas demais regiões os volumes de chuva variam entre 30 e 50 mm.

Entre a sexta-feira (3), e o sábado (4), um ciclone extratropical se forma sobre o mar e provoca agitação marítima e risco de ressaca na costa catarinense. O vento também intensifica entre o Meio-Oeste e o litoral, com rajadas entre 50 e 70 km/h, principalmente nas áreas da Serra e Litoral Sul.

Fonte: NSC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...