INTERNET - 09/11/2023 10:23

Acesso à internet chega a mais de 9 em cada 10 domicílios brasileiros

O telefone celular (98,9%) é o principal meio de acesso, seguido pela televisão (47,5%), microcomputador (35,5%) e tablet (7,6%)
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O acesso à internet chegou a 91,5% dos domicílios brasileiros em 2022, o que corresponde a 68,9 milhões de casas do país. Em relação a 2021, houve um aumento de 1,5 ponto percentual, segundo a Pnad Contínua: Acesso à internet e à televisão e posse de celular 2022, divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

Apesar do aumento desde o início da série histórica, essa taxa de crescimento tem sido cada vez menor. Segundo o IBGE, isso tem a ver com a aproximação desse número à universalização da internet nos domicílios brasileiros.

Sob o aspecto da situação do domicílio, o crescimento tem sido mais acelerado nas áreas rurais, contribuindo para uma considerável redução da diferença em relação aos da área urbana. Em 2016, essa diferença foi maior do que 40 pontos percentuais e caiu para 15,4 pontos percentuais em 2022.

O crescimento ocorreu em todas as regiões do país, sobretudo no Nordeste e no Norte, que, apesar de apresentarem os maiores aumentos entre 2021 e 2022 (2,6 pontos e 2,7 pontos, respectivamente), se mantêm como as regiões com os menores percentuais de domicílios com acesso à internet (87,8% e 88,2%, respectivamente).

Pessoas de 10 anos ou mais de idade

Na população estimada de 185,4 milhões de pessoas com 10 anos ou mais de idade do país, 87,2% (161,6 milhões) utilizaram a internet no período de referência dos últimos três meses em 2022.

No que se refere à situação do domicílio, o percentual de usuários da internet entre as pessoas que viviam em áreas urbanas foi de 89,4%, ao passo que entre os moradores da área rural a proporção foi de 72,7%.
O percentual de usuários vem crescendo desde 2016, quando 66,1% da população de 10 anos ou mais de idade tinha utilizado a internet no período de referência, passando de 79,5%, em 2019, para 87,2%, em 2022.

Embora a utilização seja menor entre os residentes em áreas rurais, observou-se, ao longo dos anos, uma forte expansão do uso nesse grupo populacional, que reduziu a diferença em relação à população urbana.

Nas regiões do país, em 2022, verificou-se que o Centro-Oeste (91,6%) apresentou a maior proporção de pessoas que utilizaram a internet, ao passo que o Norte (82,4%) e o Nordeste (83,2%) permaneceram com resultados inferiores aos alcançados nas demais.

Entretanto, foram justamente essas duas regiões que apresentaram as maiores expansões desse indicador, com aumento, entre 2021 e 2022, de 6,1 pontos percentuais e 5,1 pontos, respectivamente.
No país, nesse mesmo período, a proporção de usuários cresceu 2,5 pontos percentuais.

Em relação ao sexo, 88% das mulheres utilizaram a internet em 2022, um pouco acima do percentual apresentado pelos homens (86,3%).

Analisando por nível de instrução, observa-se que o grupo de pessoas sem instrução (39,4%) apresentava um percentual de uso da internet bastante inferior ao dos demais grupos de escolaridade. Os maiores percentuais foram estimados para as pessoas com ensino superior incompleto (98,7%) e com superior completo (98,2%).

O percentual de pessoas que utilizaram a internet, no período de referência dos últimos três meses de 2022, no grupo etário de 10 a 13 anos foi de 84,9%. Esse percentual cresceu sucessivamente nos grupos etários subsequentes e alcançou mais de 96% de usuários nos grupos de 20 a 24 anos e de 25 a 29 anos.

Em seguida, a proporção de usuários declina até atingir 86,3% no grupo de 50 a 59 anos e depois cai para 62,1% entre os idosos, de 60 anos ou mais.

Ainda que o uso da internet venha crescendo em todos os grupos etários, este foi mais acelerado nas idades mais elevadas, o que pode ter sido propiciado, entre outros fatores, pela evolução nas facilidades para o uso dessa tecnologia e na sua disseminação no cotidiano da sociedade.

Nesse sentido, o aumento do percentual de pessoas que utilizaram a internet, entre 2019 e 2022, foi maior nos grupos etários de 50 a 59 anos e de 60 anos ou mais de idade (aumento de 11,9 pontos percentuais e 17,3 pontos, respectivamente). Em relação a 2021, esses grupos também apresentaram as maiores expansões no percentual de usuários (3 pontos e 4,6 pontos, respectivamente).
Fonte: R7
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