SAÚDE - 09/11/2023 23:51 (atualizado em 10/11/2023 00:12)

Uma vida sem tumores: cientistas lançam guia com 17 atitudes para prevenção de câncer

Primeira edição do guia apresenta diretrizes para uma vida mais saudável como pilar para a prevenção de tumores
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

E se te dissessem que há — não uma ou duas, mas 17 — ações que podem prevenir tumores no corpo humano? Um guia elaborado ao longo dos últimos anos traz um compilado de práticas saudáveis de prevenção.

A iniciativa foi da Agência Einstein, em colaboração com a Iarc (Agência Internacional de Pesquisa em Câncer), da OMS (Organização Mundial de Saúde), e da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde).

Juntas, as instituições lançaram o Código Latino-Americano e Caribenho contra o Câncer, um guia abrangente com as ações voltadas para a prevenção de tumores.

O Código, resultado de um esforço conjunto que mobilizou 60 especialistas da América Latina e do Caribe, aborda diretrizes de prevenção e diagnóstico do câncer, considerando as complexas condições epidemiológicas, econômicas, sociais e culturais dessas regiões.

A elaboração do guia ocorreu durante os anos de 2021 e 2022, com foco em promover a adoção de práticas saudáveis para a população.

“É fato que a prevenção do câncer está intrinsecamente ligada a comportamentos e estilos de vida saudáveis, como a prática de exercícios, dietas equilibradas e a adoção de medidas para reduzir os riscos”, destaca Ida Sztamfater, presidente da AMIGOH, uma iniciativa da Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein.

“A disseminação dessas informações desempenha um papel crucial na redução da incidência do câncer e no impacto econômico-financeiro na sociedade”, completa Ida.

O câncer é uma ameaça global, e a adoção dessas 17 ações pode ter um impacto significativo na redução da incidência da doença e na promoção de uma vida mais saudável.

No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima a ocorrência de 704 mil novos casos de câncer a cada ano no triênio 2023-2025. Portanto, a expectativa é de que a disseminação das ações recomendadas no Código desempenhe um papel significativo na redução desse cenário alarmante.

Confira abaixo as 17 ações para evitar tumores:

1. Faça o teste para detecção precoce do câncer do colo do útero: Realize testes de detecção para prevenir o câncer do colo do útero. Se você tem entre 30 e 64 anos, procure o serviço de saúde e solicite o teste molecular do vírus do papiloma humano (HPV), pelo menos a cada 5 a 10 anos, para detecção precoce do câncer do colo do útero. 

2.  Não fume ou use qualquer tipo de tabaco: Evite o uso de tabaco, incluindo cigarros e cigarros eletrônicos, pois estão associados ao câncer. Se você usa, é possível parar. Procure ajuda de um profissional. 

3. Mantenha sua casa livre da fumaça do tabaco: Promova e respeite ambientes livres de fumaça do tabaco para proteger a saúde.

4. Faça o teste para detecção precoce do câncer do colo do útero: Realize testes de detecção para prevenir o câncer do colo do útero. Se você tem entre 30 e 64 anos, procure o serviço de saúde e solicite o teste molecular do vírus do papiloma humano (HPV), pelo menos a cada 5 a 10 anos, para detecção precoce do câncer do colo do útero. - freepik/ND

5. Faça atividade física diariamente: A prática regular de exercícios ajuda na prevenção de vários tipos de câncer. Limite o seu tempo sentado. 

6. Tenha uma alimentação saudável: Consuma vegetais, frutas, grãos integrais e evite alimentos ultraprocessados. Limite o consumo de bebidas em temperaturas muito quentes, como mate, chá ou café.

7. Mantenha ou alcance um peso saudável: Manter um peso adequado ao longo da vida ajuda a prevenir vários tipos de câncer. -

8. Evite o consumo de bebidas alcoólicas: A ingestão de álcool está associada a vários tipos de câncer. 

9. Incentive a amamentação: A amamentação ajuda a prevenir o câncer de mama e o excesso de peso nas crianças. 

10. Proteja-se da exposição direta ao sol: Reduza o risco de câncer de pele evitando a exposição solar intensa. Sempre use protetor solar.

11. Limite o tempo ao ar livre em áreas com alta poluição do ar: Reduza a exposição à poluição do ar. 

12. Informe-se sobre exposição a substâncias cancerígenas no trabalho: Esteja ciente das substâncias no ambiente de trabalho que podem causar câncer e tome medidas de proteção.

13. Verifique a presença da bactéria H. pylori: Consulte profissionais de saúde para avaliar a presença da bactéria relacionada ao câncer gástrico.

14. Vacine contra hepatite B, HPV e HIV, e use preservativos: Vacine-se e use preservativos para prevenir infecções que podem levar ao câncer. 

15. Evite a reposição hormonal na menopausa: A reposição hormonal pode aumentar o risco de câncer de mama.

16. Faça exames de detecção precoce do câncer de cólon e reto: Realize exames de detecção para prevenir câncer colorretal. Se você tem entre 50 e 74 anos, procure o serviço de saúde e solicite o exame de detecção precoce do câncer de cólon e reto (sangue oculto nas fezes ou colonoscopia).

17. Faça exames clínicos e mamografias para câncer de mama: Faça exames regulares para detectar precocemente o câncer de mama. Se você tem 40 anos ou mais, vá ao serviço de saúde a cada dois anos para fazer um exame clínico das mamas. A partir dos 50 até os 74 anos, faça uma mamografia a cada dois anos. 

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...