Um tsunami meteorológico arrastou diversos carros para dentro do mar na praia do Cardoso, em Laguna, na tarde deste sábado (11). O avanço das ondas causou prejuízos e assustou moradores e turistas da região.
De acordo com informações da Defesa Civil, o tsunami meteorológico atingiu a praia em um momento sem previsão de mar agitado ou alagamentos costeiro. Inclusive, durante o avanço da onda a maré estava baixando. Uma situação parecida já aconteceu em Laguna, em 2016, quando as ondas chegaram a três metros de altura.
Nas imagens de vídeos gravados por banhistas, é possível ver diversos carros na areia e próximos do mar. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Equipes dos bombeiros e da Defesa Civil trabalham no local.
???? ATENÇÃO | Tsunami meteorológico atingiu Laguna, no Litoral Sul de Santa Catarina. Ondas grandes e repentinas atingiram a praia.
‼️ Entenda o fenômeno e saiba o que ocorreu. ▶️ https://t.co/QE0QQGrtz7 pic.twitter.com/gw3MwGdGsY
O que é um tsunami meteorológico
De acordo com a Defesa Civil, o fenômeno aconteceu quando as linhas de instabilidade provocam “pulsos” de pressão atmosférica que se propagam agitando as águas da plataforma continental, deixando a velocidade de propagação muito próxima à velocidade de avanço da linha de instabilidade, gerando uma “sintonia” entre a atmosfera e o oceano.Desta forma, a altura da onda é amplificada e em direção à costa pode se amplificar ainda mais, atingindo alguns metros de altura em um curto período de tempo, o que provoca uma subida rápida de maré, ressaca e inundações costeiras.
O alcance da inundação depende da inclinação da praia e da presença ou não de dunas. Em praias quase planas e voltadas para o quadrante sul, a inundação pode alcançar centenas de metros nas áreas costeiras.