O vereador Paulo Drumm (PSD) apresentou nesta terça-feira (5) uma moção de aplauso parabenizando as integrantes da Casa da Amizade pelos 55 anos de atividades em prol da comunidade. A moção foi entregue a integrantes da entidade, que participaram da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste.
O vereador destaca que a ASR – Associação de Senhoras de Rotarianos de São Miguel do Oeste/Casa da Amizade é uma associação filantrópica, de caráter beneficente e cultural, sem fins lucrativos, econômicos ou comerciais. Possui estatuto e regimento interno próprio, foi fundada em 13 de dezembro de 1968 e teve como primeira presidente Carmen Dalmagro Francisco, esposa do primeiro presidente do Rotary de São Miguel do Oeste, Nagib Nassif Francisco. Atualmente, a entidade é presidida pela associada Francine Vizentin Basso – gestão 2023/2024.
A entidade é filiada e subordinada à Coordenadoria das Entidades de Senhoras de Rotarianos do Distrito 4740. Drumm lembra que a Casa da Amizade de São Miguel do Oeste é formada por esposas de rotarianos e sócias colaborativas, e atualmente conta com 36 associadas. As reuniões de planejamento e confraternização acontecem todas as primeiras segundas-feiras de cada mês, às 19h30min, em sua sede própria, localizada à Rua Marcílio Dias, nº 466, Bairro Estrela, em São Miguel do Oeste.
Ainda, lembra que a ASR desenvolve há quatro anos um projeto socioambiental de coleta de tampas plásticas, denominado Projeto Decolores, visa informar e conscientizar a população de São Miguel do Oeste e região sobre a importância da economia circular, da reciclagem e da redução do impacto ambiental causado pelo plástico.
· Doação anual de enxovais para famílias carentes de recém-nascidos internados no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso;
· Auxílio mensal à Apas – Associação de Pais e Amigos dos Surdos de São Miguel do Oeste, com ajuda financeira mensal para custear apostilas alfabetizadoras e materiais pedagógicos aos alunos;
· Auxílio mensal à Associação de Pais e Amigos dos Autistas de São Miguel do Oeste, com ajuda financeira mensal para custear consultas e sessões de terapias para famílias hipossuficientes com crianças com diagnóstico ou sintomas de autismo;· Auxílio à Apae São de Miguel do Oeste e região (Guaraciaba, São José do Cedro e Descanso), com a doação eventual de donativos. Neste ano, por exemplo, a Casa da Amizade destinou parte do lucro obtido no Bingo da Primavera para estas entidades: R$ 2 mil para cada;
· Apoio ao Projeto de Dança desenvolvido pela Associação de Pais e Amigos dos alunos da EMEIEF Juscelino K. de Oliveira;· Atendimento de eventuais necessidades da comunidade carente de São Miguel do Oeste, com ajuda para tratamento de saúde, doação de donativos, fraldas, medicamentos, leites e cestas básicas.
" São 55 anos de história, companheirismo e voluntariado em prol da comunidade de São Miguel do Oeste e região", acrescenta o autor da homenagem.