Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram em dois turnos, nesta semana, o Projeto de Lei 121/2023, de autoria de Moacir Fiorini (MDB) e Carlos Agostini (MDB), que denomina de Lions Clube São Miguel do Oeste a praça pública localizada no cruzamento da Avenida Salgado Filho com a Rua Guanabara, no Bairro Sagrado Coração. O projeto foi aprovado em segundo turno nesta quinta-feira (7), e uma cópia foi entregue a membros do clube de serviço.
A entidade foi fundada em maio de 1962 e teve como clube padrinho o Lions Clube de Iraí-RS. Tem como presidente Roberto Aurélio Merlo e esposa Maiquel.
Conforme o histórico da entidade, a missão do Lions Clube Internacional é criar e fomentar um espírito de compreensão entre todos os povos para atender às necessidades humanitárias, oferecendo serviço voluntário através do envolvimento na comunidade e da cooperação internacional.
O Lions Clube de São Miguel do Oeste possui um banco de cadeiras de rodas e equipamentos para facilitar a vida de pessoas com deficiência carentes, faz campanhas permanentes para minimizar o impacto de doenças da visão mediante testes de visão, consultas oftalmológicas e a doação de óculos, faz doações em dinheiro ou de produtos ou serviços para pessoas físicas, famílias carentes e instituições filantrópicas assistenciais.
Os serviços filantrópicos prestados pelo Lions Clube de São Miguel são suportados financeiramente pelas festas e campanhas que desenvolve, das quais destacam-se as tradicionais Festa do Suíno Light e a Feijoada da Independência. É com a participação da comunidade nestes eventos que o Lions obtém os subsídios necessários para desenvolver seus programas sociais.
De julho de 2023 até hoje, o Lions Clube São Miguel do Oeste realizou uma série de atividades, como o banco de equipamentos ortopédicos; testes de visão em escolas, consultas oftalmológicas, fornecimento de óculos e lentes para visão; plantio de árvores; ajudas com consultas; auxílio a atingidos por enchentes no Rio Grande do Sul; auxílio ao curso de Odontologia da Unoesc, com a doação de um equipamento no valor de R$ 3.500,00; doação de um aparelho ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso no valor aproximado de R$ 240 mil, através da Fundação Lions.