Neste sábado (9), o CTG Juca Ruivo realizará o baile em comemoração aos 55 anos de história. Como simbolismo a tradição gaúcha, o baile contará com a apresentação do grupo Coração Gaúcho e tem como critério trajes pilchado ou social. A entidade foi fundada em dezembro de 1968, por um grupo de indivíduos que eram apaixonados pela cultura gaúcha.
O patrão Vitorino Marion Filho afirmou que a entidade cresceu bastante com a parte artística e campeira, além da estrutura. O patrão destaca que o baile não tem como objetivo arrecadar fundos, mas sim promover um momento de comemoração e homenagem ao aniversário do CTG. E para esta edição, Vitorino explica que os patrocinadores do tradicional rodeio do CTG Juca Ruivo, ganharam como regalo uma mesa de cortesia, os associados que estiverem em dia têm desconto de 50% no valor da mesa. Para o público em geral a mesa com quatro lugares está sendo comercializada por R$ 200,00 e mesas de seis lugares por R$ 300,00.
Segundo a 1º Prenda Adulta do CTG Juca Ruivo Maiara Spiecker, os trabalhos estão a todo vapor na preparação para o baile comemorativo, onde o CTG estará de portas abertas para receber a todos. A prenda ainda destaca como se sente representando a entidade como primeira prenda, “é uma honra! Trabalhamos sempre pelo nosso movimento tradicionalista, não é somente colocar a faixa, mas exercer a função com responsabilidade e muito trabalho”.
Maiara se tornou primeira prenda após a realização do Concurso de Peões e Prendas do CTG Juca Ruivo, que aconteceu em agosto deste ano. O concurso é completo onde se avalia os conhecimentos, desenvoltura, comunicação oral, provas artísticas como artesanato, canto, dança, e declamação de poesia. A prenda destaca que a entidade tem como objetivo auxiliar na formação do caráter dos participantes “Dentro do CTG não queremos somente ensinar um passo de dança ou o laço, mas sim o conjunto de valores, cultura e o amor pelo tradicionalismo gaúcho, tentamos despertar nas crianças o gosto pelas tradições, para que haja uma integração natural e gradativa ao meio tradicionalista”.
Além disso, compartilhou que para 2024 o prendado irá realizar o projeto chamado “Juca Ruivo na mala”, levando histórias, objetos e informações sobre José da Silva Leal Filho (Juca Ruivo) e sua importância para a formação da tradição e da cultura no município de Maravilha.