Tecnologia e Segurança - 19/12/2023 14:00 (atualizado em 19/12/2023 14:04)

Como bloquear o celular após ter aparelho roubado? Governo lança solução

Sistema enviará aviso simultâneo para bloquear o celular para os bancos, operadoras e Anatel
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Começa nesta terça-feira (19), o aplicativo do governo federal para quem quer bloquear o celular após o aparelho ser roubado. Chamado de “Celular Seguro”, a ferramenta permitirá o bloqueio imediato de linhas telefônicas e dispositivos móveis em casos de roubo e furto.

Para utilizar o aplicativo, os usuários precisarão cadastrar seus dados em uma página na internet a ser divulgada pelo governo federal. O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, explicou que em caso de roubo, é possível acionar o sistema por meio de um computador, notificando instantaneamente a operadora telefônica e os bancos, bloqueando assim os acessos.

O aplicativo, desenvolvido em parceria entre o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Segundo o governo federal, a medida quer dar uma resposta rápida em situações de furto ou roubo, reduzindo as dores de cabeça e perdas financeiras para as vítimas. O secretário-executivo da pasta, Ricardo Cappelli, ressaltou que, após o bloqueio, os celulares roubados se tornarão “um pedaço de metal inútil”.

“A vítima poderá, com apenas um clique, enviar um aviso simultâneo para a Anatel, bancos, operadoras de telefonia e outros aplicativos”, anunciou Cappelli.

Como bloquear o celular?

No caso de furto ou roubo, o usuário deve acessar o Celular Seguro por meio de um computador ou do celular de alguém próximo. O aplicativo estará disponível na versão para dispositivos móveis, podendo ser baixado na Google Play ou na App Store.

Para utilizar o aplicativo, é necessário estar cadastrado na plataforma Gov.br. Ao inserir o número de usuário e a senha da plataforma do governo, o usuário poderá fazer o login no Celular Seguro.

Após efetuar o login, o usuário terá a opção de registrar o número do celular que foi alvo de roubo. Além disso, será viável cadastrar uma pessoa de confiança autorizada a realizar o bloqueio. Ambas as alternativas estarão acessíveis na tela principal do aplicativo.

Em situações de furto ou roubo, a pessoa deve acionar a opção “Registrar Ocorrência” no aplicativo. Dessa forma, o sistema entrará em contato com a Anatel e os bancos previamente cadastrados para efetuar o bloqueio.

Com o lançamento do aplicativo, será possível verificar se os aparelhos realmente ficarão totalmente inutilizados. Para transformar o celular em um “pedaço inútil de metal”, como mencionado por Cappelli, será necessário realizar o bloqueio no sistema, contando com a colaboração dos principais desenvolvedores.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...