BOLSA FAMÍLIA - 22/12/2023 09:34 (atualizado em 22/12/2023 09:44)

Governo vai bloquear beneficiários do Bolsa Família com CPF irregular a partir de janeiro

Estima-se que 4,7 milhões de pessoas recebam o benefício indevidamente
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

O Ministério do Desenvolvimento vai bloquear, a partir de janeiro de 2024, o Bolsa Família de beneficiários com CPF irregular no Cadastro Único (CadÚnico).  O objetivo é impedir que o benefício seja pago a quem não cumpre os requisitos estabelecidos pela pasta. 

Depois de seis meses de suspensão, caso a pendência não seja resolvida, há risco de cancelamento definitivo. O bloqueio pode ocorrer se o CPF estiver suspenso, apresentar divergência de titularidade da Receita Federal, ou ter inconsistência de dados no CadÚnico. 

A medida faz parte do esforço da pasta para aprimorar a gestão do programa assistencial e evitar possíveis fraudes. Em novembro, o Tribunal de Contas da União (TCU) estimou que os pagamentos irregulares do Bolsa Família somam uma quantia que pode ultrapassar os R$ 35 bilhões. Estima-se que 4,7 milhões de pessoas recebam o benefício indevidamente.

O governo vai comunicar os beneficiários que têm irregularidades por meio do aplicativo do Bolsa Família ou da Caixa Econômica Federal. Quem recebe o benefício também pode checar se sua situação é regular via internet. 

No site da Receita Federal, por exemplo, é possível conferir as informações relativas ao CPF, basta inserir o número do documento e data de nascimento do titular. Em caso de divergências, os dados cadastrais podem ser atualizados na própria plataforma.

TCU identifica que falhas no Bolsa Família podem causar prejuízo de mais de R$ 35 bilhões aos cofres públicos

Fonte: Jovem Pan
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...