VIVA BEM - 26/12/2023 16:28 (atualizado em 26/12/2023 16:33)

Conheça a Abordagem da Equipe Multidisciplinar no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso

Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Tayná Christina Zappani – Fisioterapeuta e Coordenadora da Equipe Multidisciplinar / Divulgação

No ambiente hospitalar, a abordagem multidisciplinar emerge como forma essencial para oferecer um cuidado abrangente e personalizado aos pacientes. No HRTGB, contamos com uma equipe multidisciplinar composta por 6 áreas de atuação profissional: fisioterapia, nutrição clínica, farmácia clínica, fonoaudiologia, serviço social e psicologia.

Estas profissões trabalham de maneira sinérgica, visando atender não apenas às necessidades médicas, mas também o bem-estar geral dos pacientes. Essa abordagem conjunta, favorece a melhoria de qualidade da assistência prestada e contribui para melhores desfechos de saúde.  

O trabalho da equipe multidisciplinar é de extrema importância, pois a combinação de conhecimentos e esforços destas diversas áreas com a equipe médica e de enfermagem, permite a abordagem de todos os aspectos de saúde do paciente. A diversidade de habilidades e conhecimentos na equipe, garante uma pronta identificação e enfrentamento de desafios, assegurando uma assistência eficiente mesmo em cenários complexos e dinâmicos.

A fisioterapia desempenha um papel crucial na reabilitação, promovendo a recuperação física e respiratória dos pacientes.  A nutrição clínica, por sua vez, personaliza planos alimentares, garantindo a adequada nutrição durante o tratamento.

Veja também:

Confira todas as matérias do Viva Bem

Já a farmácia clínica auxilia no uso seguro e eficaz dos medicamentos, contribuindo para a otimização dos resultados terapêuticos. A fonoaudiologia atua na prevenção e reabilitação de distúrbios da comunicação e deglutição.

O serviço social auxilia com suporte e acolhimento de pacientes e familiares, bem como na identificação de recursos e suporte necessário durante a internação e na continuidade do tratamento após a alta hospitalar.

A psicologia proporciona suporte emocional e acolhimento, ajudando a enfrentar desafios psicológicos associados à doença e fragilidades relacionadas à internação hospitalar.

A colaboração entre essas seis áreas profissionais cria um ambiente integrado, onde a troca de conhecimentos e a coordenação de esforços resultam em cuidados mais abrangentes. Essa abordagem não apenas melhora a experiência do paciente, mas também favorece as taxas de sucesso nos tratamentos.  

Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste

Tayná Christina Zappani – Fisioterapeuta e Coordenadora da Equipe Multidisciplinar – Crefito: 298628-F

Diretor Técnico - Cassio Murilo de Nakano - Cirurgião Geral e Vascular CRM 17489 / RQE 9842 / RQE 9843.


Fonte: Ascom Hospital Regional Teresinha Gaio Basso
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...