Uma menina, menor de idade, se afogou em uma piscina, após ficar presa pelos cabelos em um sugador de água. O caso aconteceu em Penha, no litoral norte catarinense no último sábado (20).
Quando o Corpo de Bombeiros Militar chegou ao local, a menina já estava sentada fora da piscina, mas desorientada e agitada. Ela estava tossindo uma espuma avermelhada. Isso, de acordo com os bombeiros, caracteriza o afogamento chamado de grau 3.
A família contou à guarnição que a menina ficou presa pelos cabelos na piscina por cerca de dois minutos. Ela foi resgatada inconsciente pelo pai, que conseguiu puxar a garota pelo cabelo.
Os familiares, junto com um bombeiro da reserva, vizinho da família, fizeram procedimentos de reanimação. Foi quando a menina retornou a consciência.
A garota estava com os sinais vitais alterados, com taquicardia — quando o coração bate a mais de 100 batidas por minuto —, taquipneia — isto é, respiração acelerada —, e baixa saturação — quando há pouco oxigênio chegando até o pulmão.
Além disso, durante todo o atendimento, a vítima soltava secreção com coloração avermelhada pela boca.
Ela foi atendida pela equipe de socorro e logo depois, foi levada para o pronto-atendimento de Penha para avaliação médica.