O coronel Fabiano Bastos das Neves foi empossado na manhã desta quarta-feira, dia 31, como novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). O cargo era ocupado pelo coronel Fabiano de Souza, que assumiu a Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil. A cerimonia ocorreu no Centro de Ensino Bombeiro Militar, em Florianópolis.
Fabiano é o 12º comandante a assumir o mais alto cargo do CBMSC. Durante o ato, o governador Jorginho Mello repassou a Espada de Comandante-Geral, de uso exclusivo do oficial nomeado para o cargo e repassada a cada novo comandante.
A espada é diferenciada pelo formato, com a lâmina curva e em metal dourado, tendo os símbolos da corporação. Na lâmina são registrados os nomes de todos os comandantes-gerais que a empunharam durante os períodos no cargo, com o objetivo de manter viva a memória da corporação.
“É uma expectativa grande assumir a missão nesta corporação que presta um serviço essencial para a sociedade catarinense. São milhares de vidas salvas todos os anos, patrimônios salvos pelo Corpo de Bombeiros e estar liderando essa corporação é um fardo pesado, mais ao mesmo tempo, muito gratificante”, disse o coronel Bastos.
Natural do Rio de Janeiro, ele vai completar 48 anos no próximo dia 10 de fevereiro. O novo comandante-geral é pós-graduado em Gestão de Riscos, com ênfase na Gestão de Emergências e Desastres; em Gestão Pública, com ênfase à Atividade de Bombeiro Militar; e em Perícia de Incêndios e Explosões. Bastos exerceu diferentes funções no Corpo de Bombeiros e chefiava até então o Estado Maior-Geral da corporação.
O evento desta quarta-feira também marcou a troca do subcomando-geral, onde o coronel Renaldo Onofre Laureano Junior deixou o cargo para assumir o coronel Jefferson de Souza. Já o Estado-Maior Geral foi assumido pelo coronel Vandervan Nivaldo da Silva Vidal ― o cargo era ocupado pelo novo comandante-geral do CBMSC.
A solenidade ainda teve a entrega de quatro viaturas caminhonetes, chamadas de Auto Resgate (AR), que auxiliarão as equipes de plantão no atendimento de ocorrências. O investimento foi superior a R$ 1,2 milhão, com apoio do Fundo Nacional de Segurança Pública, que disponibilizou R$ 311 mil para cada veículo.