Na segunda feira (05), no Salão do Júri da Comarca de Maravilha, ocorreu uma reunião com autoridades representantes dos municípios pertencentes a comarca de Maravilha, São Miguel da Boa Vista, Flor do Sertão, Iraceminha, Santa Terezinha do Progresso e Tigrinhos. Participaram ainda da reunião Polícia Civil, Policia Militar, delegados, representantes da OAB e também do conselho tutelar.
A Comarca de Maravilha apresenta um número chocante de casos de violência contra mulheres, crianças, adolescentes e idosos. Após a inauguração da DPCAMI (Delegacia de Proteção à Criança ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso) que conta com atendimento especial as vítimas, salas para as crianças e equipe especializada nos casos, muitas vítimas de violência procuraram o espaço e denunciaram. Após se sentirem seguras e acolhidas na delegacia que é destinada apenas a esses fins.
Pensando em acolhimento a essas vítimas surge a pauta principal da reunião organizada pelo Juiz. A reunião tinha como objetivo expor a necessidade de ambientes pensados para essas pessoas, que passam muitas vezes pela pior fase da vida. Ambiente para as crianças, com pinturas, brinquedos e livros, de modo que permita essas vítimas a se distraírem e não participarem dos depoimentos ou audiências. Os ambientes integrados ficam localizados no Fórum, próximo ao Salão do Júri.
O Juiz de Direito e Diretor do Foro da Comarca, Dr. Pedro Cruz Gabriel, conduziu a reunião e apresentou a ideia para os demais. E também afirmou que muitas vezes os casos que abordam no fórum apontam somente os defeitos e não uma solução imediata, e essas vítimas desejam uma solução pronta. “Constatei que mais de 50% envolve “vítimas preferenciais”, notadamente infrações vinculadas à incidência da Lei Federal n.11.340/2006 (“Lei Maria da Penha”) e com trâmite em segredo de justiça”, afirma Dr. Pedro.