
A equipe do Jornal O Líder recebeu nas últimas semanas diversas imagens de lixo nas ruas e avenidas do município. Baseado nos relatos dos munícipes que preferiram não se identificar, o Jornal O Líder preparou uma matéria especial para dar voz aos responsáveis e entender melhor o que vem acontecendo nos últimos meses em relação a coleta de lixo.
O Gerente Geral da Ambiental de Maravilha, Marco Antônio, esclareceu que devido a uma grande demanda, com acréscimo de 25% da quantidade de lixo no município, provocado pelas festividades que ocorreram no mês de dezembro e os feriados prolongados de Natal e Ano Novo, que foram em segundas-feiras, atrapalhou o cronograma de coleta alternada que a equipe possui. Consequentemente, gerou um atraso e acúmulo de lixos nos bairros.
“O gerente ainda explica que os resíduos que deixaram de ser coletados na segunda-feira, devido ao feriado, por via de regra deveriam ser coletados na quarta. Porém, coletamos esses lixos na terça-feira, que consequentemente atrasou a coleta do dia. E assim foi criando uma bola de neve”.
“Além disso, Marco também explica para a comunidade e deixa claro que realizaram as coletas naqueles dias. Jamais deixamos de coletar, mas estava difícil colocar em dia em função dessas limitações quantitativas do contrato”, afirma Marco.
No município ainda acontece dois tipos de coleta, a coleta do lixo orgânico e a do lixo reciclável. Esse trabalho desempenhado pelas equipes ocorre de forma alternada, ou seja, quando a coleta do lixo orgânico passa na segunda, quarta e sexta a do lixo reciclável irá passar na terça, quinta e sábado. Os dias corretos da coleta de cada tipo de lixo pode mudar de acordo com o bairro.
Tipos de coleta:
Coleta Diária no Centro: acontece todos os dias na parte da noite, entre 17h e 23h
A Ambiental coleta apenas lixos domiciliares orgânicos como: restos de alimento, folhas, sementes, restos de carne, ossos, etc. E o lixo reciclável como: garrafas, copos, papel, sacos, tampas, entre outros. Entulhos, móveis usados, pneus, resto de obras e volumosos a equipe da Ambiental não recolhe. O Gerente ainda destaca que o tipo de lixo que a empresa tem obrigação de recolher consta em contrato com o município.
A população também tem o dever de contribuir com o descarte correto de lixos, mantendo os sacos plásticos bem fechados para que não ocorra vazamentos, fazer a classificação correta dos lixos e ter a atenção para saber os dias certos da coleta daquele tipo. Além disso, deve colocar o lixo nas lixeiras ou nos contêineres o mais próximo ao horário de coleta, assim evitará transtornos e odores fortes.
MAS, PARA ONDE VAI O RESTANTE?
Para solucionar a dúvida de muitos munícipes, procuramos a equipe do Setor do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal para conversarmos com o Diretor Eder Moraes. Ele explica quais são os serviços desempenhados pelo setor em prol da sociedade e também do Meio Ambiente.
“Trabalhamos com a logística reversa e coleta seletiva de materiais, pedidos de lixeiras e contêiner. Além disso, recebemos móveis usados e materiais como pneus para dar o devido destino a eles”, destaca.
Em relação as solicitações de lixeiras e contêiner, são feitas diretamente no setor e o solicitante terá a lixeira instalada em frente à sua casa. Éder ainda explica que a instalação da lixeira é feita por ordem de pedido. Já para as lixeiras quebradas é feita a manutenção delas e o rodízio com as novas, essa manutenção quem realiza é uma empresa licitada pela Prefeitura. Em locais que possuem uma geração de volume maior de lixos, são instalados os contêineres para suprir a necessidade daquele local.