Saúde e Prevenção - 12/02/2024 15:36

Ministério da Saúde alerta para medidas de prevenção contra ISTs

Conheça as alternativas para evitar a transmissão de doenças e curtir o carnaval em segurança.
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Camisinhas são disponibilizas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (Foto: Freepik)

O uso de preservativos é tema da campanha de carnaval do Ministério da Saúde. A Pasta alerta os foliões de todo o Brasil sobre a prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), para garantir um período de festas seguro.

As camisinhas são disponibilizas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde e podem ser adquiridas nas Unidades de Saúde em todos os estados.

Mas os cuidados vão além da prevenção, alerta a coordenadora-geral de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, Pamela Cristina Gaspar. Os exames para detecção de ISTs e a vacinação também são fundamentais para garantir a saúde de todos. Os serviços estão disponíveis no SUS.

"Durante o carnaval, o Ministério da Saúde lança essa campanha nacional para conscientizar a população sobre a importância da prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis, que este ano, traz como slogan Carnaval: respeito e proteção têm que ter. Essa iniciativa vai lembrar os foliões que a proteção é uma peça fundamental para a festa, lado a lado com o respeito", destacou.

A coordenadora explica que há diversas formas de cuidar da saúde sexual, mas reforça a importância de usar preservativo. “Como o próprio nome diz, as ISTs são transmitidas por via sexual, seja oral, vaginal ou anal. A sífilis, a clamídia e a gonorreia são exemplos. O uso do preservativo interno ou externo é uma forma muito importante de prevenção, e estão disponíveis nas unidades de saúde do SUS de maneira gratuita”, disse.

Testes periódicos

Segundo Pamela Cristina Gaspar, é fundamental que as pessoas sexualmente ativas realizem a testagem de forma regular, mesmo quando não há presença ou sinais de sintomas, já que diversos casos são assintomáticos. “Muitas vezes, as ISTs se apresentam de forma silenciosa, sem o aparecimento de uma doença ou de um vírus, mas mesmo assim elas podem ser transmitidas e causar consequências para a saúde”, explicou.

O SUS oferece gratuitamente exames para ISTs, como o teste rápido da sífilis, de HIV, hepatite B e C, além do teste laboratorial para clamídia e gonorreia. Se o diagnóstico de uma IST for confirmado, o tratamento também está disponível no SUS, gratuitamente, e é importante não apenas para melhorar a qualidade de vida de quem foi infectado, mas também por interromper a cadeia de transmissão.

Além dos preservativos, lubrificantes, exames e medicamentos profiláticos, o SUS também oferece outro mecanismo para a prevenção durante toda a vida sexual, a vacinação. No sistema público, estão disponíveis as imunizações contra hepatite B para crianças e adultos, HPV para crianças, adolescentes e populações específicas entre os adultos, aqueles que vivem com HIV-AIDS. “Nossas vacinas são seguras, eficazes para a prevenção dessas infecções e, no acaso do HPV, ela também previne diversos cânceres, como o câncer de colo de útero, o oral, o anal e também o peniano”, garantiu a coordenadora do Ministério da Saúde.

Fonte: Oeste Mais
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...