Santa Catarina está entre os estados brasileiros que receberão as vacinas contra a gripe mais cedo, após o aumento de casos no Brasil. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (28) pelo Ministério da Saúde.
Questionada, a Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina) afirmou que ainda não recebeu informações do Ministério da Saúde sobre como será a distribuição dos imunizantes.
O Ministério da Saúde divulgou que a distribuição para as regiões começará em 20 de março, antes do que costuma ser o início da vacinação contra a gripe, que geralmente ocorre em abril.
Para se ter uma ideia, em 2023, a campanha nacional começou em 10 de abril, 20 dias depois do previsto para este ano.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina utilizada é trivalente, ou seja, contém três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil.
A estimativa é que 75 milhões de pessoas sejam imunizadas. A pasta informa que a vacina contra a influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.
Podem se vacinar:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;- Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;
- Trabalhadores da Saúde;
- Gestantes;
- Puérperas;
- Professores dos ensinos básico e superior;
- Povos indígenas;
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Pessoas em situação de rua;
- Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
- Trabalhadores portuários;
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
- Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
Mudança na vacinação contra a gripe
Em 2024, a vacinação contra a influenza acontecerá no primeiro semestre do ano nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, enquanto no Norte será no segundo semestre.De acordo com o Ministério da Saúde, a mudança inédita na estratégia, desde 2023, busca atender às particularidades climáticas da região, que inicia no período o Inverno Amazônico, período de maior circulação viral e de transmissão da gripe.
A estratégia de microplanejamento, realizada pelo Ministério da Saúde em conjunto com os estados e municípios, é uma ferramenta de planejamento de uso contínuo das ações de vacinação tanto em campanhas quanto na rotina de vacinação.
Norte vai receber a vacina no segundo semestre
Região Norte vai receber vacinas contra a gripe no segundo semestre – Foto: Prefeitura de Joinville/DivulgaçãoA medida, segundo o Ministério, quer fortalecer e ampliar o acesso à vacinação, respeitando as diversidades regionais, em que a organização e a operacionalização consideram a realidade local, direcionando esforços para o alcance da cobertura vacinal.
Entre as estratégias que podem ser adotadas com o microplanejamento pelos municípios, estão a realização do Dia D de vacinação, busca ativa de não vacinados, vacinação nas escolas, vacinação para além das unidades de saúde, checagem da caderneta de vacinação e intensificação da vacinação em áreas indígenas, entre outros.