Placas com final 2 - 29/02/2024 11:33

IPVA: Prazo para pagamento em cota única encerra nesta quinta-feira

Em Santa Catarina o pagamento em cota única não dá direito a desconto no valor do imposto.
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Motoristas que possuem veículos com placas terminadas em número 2 tem até está quinta-feira (29) para realizar pagamento em cota única do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

Ao contrário de outros estados, não há desconto para pagamento à vista em Santa Catarina. Também é possível dividir o valor do imposto em até três vezes sem juros ou em até 12 parcelas no cartão de crédito.

Alíquota em Santa Catarina

Santa Catarina oferece uma das menores alíquotas de IPVA do Brasil, com 2% para carros e utilitários, e 1% para motocicletas, veículos de carga/passageiros e aqueles destinados à locação.

Essa vantagem coloca o estado entre os mais econômicos para os proprietários de veículos, em comparação a pelo menos 24 outros estados do país.

Como é calculado o IPVA

O valor do IPVA é calculado com base no valor de mercado do veículo, utilizando como referência a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

A legislação catarinense, especificamente o artigo 6º da Lei nº 7.543, de 1988, prevê que o cálculo considere o contexto do mercado automotivo local. Atualmente, o estado registra uma frota de 5.950.899 veículos.

Formas de pagamento do IPVA

Cota única

A cota única tem vencimento no último dia de cada mês, conforme o número final da placa do veículo.

Parcelamento em três vezes sem juros

O parcelamento em três vezes tem a primeira parcela vencendo até o dia 10 de cada mês, de acordo com o final da placa.

Parcelamento em até 12 vezes pelo cartão de crédito

Pagamento por meio de uma empresa credenciada neste link. Esta opção se dá por operação financeira semelhante a um empréstimo e tem incidência de custos de financiamento, incluindo juros e demais encargos acrescidos às parcelas.

É importante destacar que, embora o pagamento via PIX esteja previsto para ser regulamentado ao longo de 2024, essa opção ainda não está disponível para o corrente ano.

Isenções

As modalidades de isenção do IPVA incluem veículos de pessoas com deficiência, táxis, veículos de corpos de bombeiros, consulados, instituições religiosas, educação e assistência social, partidos políticos e veículos com mais de 30 anos de fabricação.

Os contribuintes devem ficar atentos aos prazos para evitar multas e juros por atraso no pagamento. A consulta de valores e a geração de guias de pagamento podem ser feitas através do site oficial da SEF/SC ou diretamente nas unidades de atendimento ao público.

Documentos necessários para pagar o IPVA

Entre os documentos necessários para o pagamento do IPVA estão: o documento do veículo, documento de identificação pessoal (RG ou CNH) para comprovar sua identidade, CPF e comprovante de endereço.

É sempre importante verificar as exigências específicas do Detran SC ou da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina. Atualmente há a opção de pagamento online, facilitando esse processo e reduzindo a necessidade da apresentação física de documentos.

Para pagar o IPVA 2024 SC você pode se dirigir até as agências do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander – lembre-se de ter o número do RENAVAM (Registro Nacional de Automotores) por perto.

Se quiser, também pode efetuar o pagamento via internet. Nesse caso você pode acessar o site Secretaria da Fazenda para ter acesso ao boleto.

Multas por atraso no IPVA 2024

O atraso ou o não do pagamento do IPVA 2024 resulta em multas que são calculadas com base no valor do imposto devido e na quantidade de dias de atraso.

Além das multas, é importante destacar que o atraso também gera a incidência de juros e atualizações monetárias. Portanto, quanto mais tempo demorar para quitar o débito, maior será o valor a ser pago.

A falta de pagamento do IPVA 2024 pode acarretar em restrições ao veículo, como a impossibilidade de realizar o licenciamento e, consequentemente, a circulação irregular. Isso pode resultar em apreensão do veículo, gerando transtornos e custos adicionais.

Consulta online

No site da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina é possível acessar as informações do IPVA. Lá você encontra dados importantes sobre pagamentos, documentos e até perguntas frequentes.

O site do Detran também oferece mais informações. Nesse caso, é necessário o número da placa do veículo e do número do RENAVAM para realizar a consulta.


Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...