No dia 5 de fevereiro, no Salão do Júri da Comarca de Maravilha, ocorreu uma reunião com autoridades representantes dos municípios pertencentes a comarca de Maravilha, São Miguel da Boa Vista, Flor do Sertão, Iraceminha, Santa Terezinha do Progresso e Tigrinhos. Participaram ainda da reunião Polícia Civil, Policia Militar, delegados, representantes da OAB e também do conselho tutelar. Esta reunião tinha como objetivo apresentar a ideia da criação da Sala Lilás no Fórum, a princípio esta ideia partiu do Juiz de Direito e Diretor do Foro da Comarca, Dr. Pedro Cruz Gabriel e contou com a colaboração da sociedade civil para o desenvolvimento da mesma.
Após a confirmação da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID) do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJSC), a realização da capacitação pela equipe especializada, acontecerá na segunda quinzena do mês de abril. Desta forma, atreves do oficio nº 02/2024, o Juiz destaca que o prazo para entrega da sala atrasará e não ocorrerá na próxima sexta-feira (8), conforme havia planejado.
Além disso, o Dr. Pedro ainda explica no oficio, “oportuno destacar que a unidade, após a capacitação, organizará as datas de palestras aos agressores, o que integrará parte das medidas protetivas de urgência impostas por este Juízo. O cronograma e as atividades serão repassados futuramente em um encontro especialmente designado com as equipes técnicas municipais e de suporte”.