Os próximos dias devem ser ainda mais quentes no Sul do Brasil. Isso porque uma “bolha de calor” está se intensificando na região. As regiões Sudeste e Centro Oeste também serão atingidos pelo forte calor, deixando as máximas beirando os 45°C, segundo o site especializado MetSul.
Uma massa de ar quente associada a essa bolha de calor é a responsável pelas altas temperaturas. As máximas em Santa Catarina nesta quarta-feira (13) chegaram aos 32ºC, com sensação térmica de 35ºC em algumas regiões do estado.
O calor extremo atinge também países como a Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia. Ainda de acordo com o MetSul, as máximas no país vizinho chegaram aos 44ºC, com sensação térmica de 51ºC.
A quinta-feira (14) deve ser o dia mais quente dessa segunda semana do mês. Em Santa Catarina, as áreas mais atingidas pelas altas temperaturas devem ser as regiões Sul, Oeste e Nordeste.
O que é uma bolha de calor?
O fenômeno acontece quando uma área de alta pressão permanece no mesmo lugar por dias ou semanas, fazendo com que o ar quente fique preso. As massas de ar se expandem pela atmosfera, desviando das frentes frias, e trazendo um calor extremo.