A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) divulgou na tarde de hoje (18) um novo balanço sobre a vacinação contra a dengue no estado de Santa Catarina. Até o momento, foram aplicadas 13.250 doses, o que representa 18,53% de cobertura do público alvo.
Na comparação com o balanço anterior, divulgado no dia 11 de março, o avanço foi de 5,6% na cobertura – com 4.014 novas doses aplicadas.
A vacinação contra a dengue em Santa Catarina foi iniciada no dia 24 de fevereiro – e atualmente está disponível em 13 municípios da região nordeste do estado. O público alvo para vacinação são crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 14 anos – com um total de 71.468 pessoas.
A vacinação é uma das estratégias adotadas no país para enfrentar a epidemia de dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses – e neste momento ela é distribuída pelo Ministério da Saúde para 521 municípios no país.
O estado de Santa Catarina vive situação de emergência desde o mês de fevereiro. O decreto de número 478 tem validade de 180 dias e reconhece o cenário de emergência de dengue a partir de quatro parâmetros: elevado número de municípios infestados pelo mosquito Aedes aegypti; elevado número de casos, quando comparado ao mesmo período de 2023; ocorrência de óbitos; e potencial risco de extrapolação dos serviços públicos de saúde.
O painel estadual de monitoramento da dengue em 2024 aponta, até o momento, 18.069 casos da doença confirmados, com 27 mortes.