MEIO AMBIENTE - 22/03/2024 09:54

Comitê Antas e Afluentes do Peperi-guaçu celebra Dia Mundial da Água

Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Arte / WH Comunicações

O Comitê Antas e Afluentes do Peperi-guaçu celebra o Dia Mundial da Água - um momento que suscita a reflexão sobre o uso consciente e responsável desse bem vital para a humanidade. O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 1993, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (Recursos hídricos) da Agenda 21.

 Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) definiu que o tema a ser enfatizado no Dia Mundial da Água neste ano é “A Água nos Une, o Clima no Move”. A temática foi escolhida pela ANA devido ao fato de que a água e o clima estão presentes no cotidiano das pessoas e são fatores cruciais para o futuro da humanidade, sendo que a mudança climática afeta sobretudo grupos vulneráveis com falta de água para abastecimento, encarecimento de alimentos impactados por eventos climáticos e aumento de doenças. Nesse cenário a emergência climática torna necessários o planejamento e a preparação da sociedade para adaptação à mudança climática com repostas eficazes aos efeitos dessa nova realidade.

Conforme o presidente do órgão, Anderson Rhoden, o Dia  Mundial da Água é um momento fundamental para refletir sobre o tema. “No dia 22 de março comemoramos o Dia Mundial da Água, momento importante para discutirmos, planejarmos e realizarmos ações para sensibilizar e mobilizar as pessoas para pensar e agir em prol dos recursos hídricos. Não podemos deixar só no papel, temos que colocar em prática ações para melhorar a qualidade da água e garantir reservação em quantidade para atender a demanda. Para termos desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentável, devemos agir. Usemos essa data para pensar e reforçar nossas ações, afinal, a vida depende da disponibilidade de água”, Rhoden.

O Comitê desempenha um papel de protagonismo nas discussões relacionadas à gestão dos recursos hídricos. O CBH também participa ativamente de ações educativas desenvolvidas nas comunidades, enfocando a preservação da água e de todos os recursos naturais. Além disso, o Comitê está constantemente presente nos fóruns de debates sobre acerca das questões hídricas.

Desde o ano de 2023, o Comitê Antas e Afluentes do Peperi-guaçu está inserido no Projeto Uruguai-Oeste de Comitês de Bacias Hidrográficas, que como Entidade Executiva a Universidade do Contestado e como Agência Financiadora a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (FAPESC).

Fonte: Ascom
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...