SÃO MIGUEL DO OESTE - 27/03/2024 08:57

Moção de aplauso parabeniza CTG Porteira Aberta pelo 24º São Miguel Tchê

Membros da patronagem do CTG Porteira Aberta receberam moção de aplauso
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

Os vereadores Paulo Drumm e Vanirto Conrad apresentaram uma moção de aplauso parabenizando o CTG Porteira Aberta pela realização do 24º São Miguel Tchê, ocorrido nos dias 1º, 2 e 3 de março de 2024. A moção foi defendida durante a sessão ordinária desta terça-feira (26) da Câmara Municipal de São Miguel do Oeste, e entregue a membros da patronagem do CTG.

Os vereadores destacam a história do CTG Porteira Aberta, que iniciou suas atividades em maio de 1959 através do Programa Saudades da Querência, transmitido pela então Rádio Colméia. Em dezembro daquele ano, em reunião foi definido o nome Porteira Aberta e estabelecida uma comissão para elaborar estatuto, organizar documentação, além de apresentar nomes para constituir a primeira patronagem, eleita em 11 de março de 1961.

“Oficializado entre os três mais antigos Centros de Tradições Gaúchas do Estado de Santa Catarina e fora do Rio Grande do Sul, o nome ‘Porteira Aberta’ foi apresentado pelo Padre Aurélio Canzi”, destacam os vereadores, citando que Canzi doou o terreno onde foi construída a sede do CTG, e havia discordado do nome apresentado (Anita Garibaldi), e propôs o nome Porteira Aberta.

Os vereadores lembram também que o programa Saudades da Querência, do CTG Porteira Aberta, é o programa de rádio mais antigo do Brasil na modalidade de transmissão ao vivo. 

Outro destaque da entidade são seus quadros artísticos, com invernadas mirins, juvenil, adulta e veterana. Os integrantes são filhos de sócios e de não sócios de São Miguel do Oeste e de municípios vizinhos. Além das danças tradicionais, praticam diversas linguagens culturais gaúchas, tais como declamação, gaita, dança da chula etc., participando e se apresentando em festivais regionais, catarinenses e nacionais, em festivais artísticos da tradição gaúcha.

Conrad e Drumm também destacam a parte campeira: “O CTG Porteira Aberta, através de seus piquetes de laçadores, é representado, juntamente com o Município de São Miguel do Oeste, nos rodeios e festas campeiras na nossa região e em vários estados do Brasil, demonstrando através destas atividades as ‘lidas’ e afazeres do gaúcho campesino. É também com os piquetes de laçadores, apoio do Poder Público e incentivo de diversas empresas, que é realizado o São Miguel Tchê, Rodeio Campeiro, a marca registrada desde dezembro de 2014, tendo realizado neste mês de março de 2024 sua 24ª edição”.

Os autores da homenagem lembram também do Grupo de Cavalarianos Padre Aurélio, “entidade coirmã no tradicionalismo gaúcho, que representa o CTG Porteira Aberta em diversas cavalgadas realizadas na região, em Santa Catarina, e em outros estados da região Sul de nosso país”.

Por fim, os vereadores destacam o lema do CTG: “Embora longe dos pagos, o gaúcho lembra a querência cultuando suas tradições”, e destacam que o CTG Porteira Aberta, contando da data da primeira reunião, completará neste ano 65 anos de atividades em prol da cultura e da tradição gaúcha em São Miguel do Oeste.

Fonte: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...