SAÚDE EM ALERTA - 28/03/2024 10:25

SC lança aplicativo para auxiliar na redução de casos graves de dengue no estado

Ferramenta permite a identificação do estágio da doença e tratamento de cada paciente através de sinais e sintomas.
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Aplicativo foi lançado nesta quarta-feira, dia 27 (Foto: Ricardo Trida/Secom)

O estado de Santa Catarina passa a contar, a partir de agora, com mais uma estratégia para ajudar a reduzir a gravidade dos pacientes com dengue que chegam à rede de saúde. O lançamento do aplicativo Protocolo Dengue, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro e compartilhado com os estados do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), aconteceu nessa quarta-feira, dia 27, na sede da Defesa Civil estadual.

O objetivo da plataforma para manejo clínico de casos é dar agilidade e suporte aos profissionais de saúde. Clique e conheça a ferramenta.

O aplicativo permite a identificação do estágio da doença e tratamento de cada paciente através de características, sinais e sintomas. Os grupos da classificação de risco são A, B, C e D, e se diferenciam pelos sintomas, sinais de alarme e características sociais e demográficas dos indivíduos.

“Estamos realizando ações de combate e controle da dengue desde 2023 e essa nova tecnologia é mais uma delas. O painel vai auxiliar na aplicação do tratamento adequado e oportuno para evitar o agravamento do quadro clínico dos pacientes e possivelmente um óbito”, explica a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Desenvolvimento

O aplicativo foi desenvolvido a partir do Painel Dengue RJ, criado pela Secretaria Estadual do Rio de Janeiro. A ferramenta é resultado da colaboração entre os estados que fazem parte do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud).

“O app tem uma interface simples, mas auxilia o profissional que recebe um paciente com a suspeita de dengue como proceder. Basta ir preenchendo os dados e o app detalha o manejo clínico necessário, seja com internação hospitalar ou apenas acompanhamento do tratamento”, explica o superintendente de Vigilância em Saúde de SC e médico infectologista, Fábio Gaudenzi.

Sintomas da dengue

Os principais sintomas de dengue são febre, náusea, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor no corpo e nas articulações, dor de cabeça e dor atrás dos olhos. Ao apresentar sinais e sintomas, uma unidade de saúde deve ser procurada para atendimento.

“A hidratação intensa é uma das principais medidas de tratamento, por isso, as pessoas que apresentam os sintomas, devem beber muita água desde o aparecimento dos sintomas e mesmo durante o momento da espera pelo atendimento”, explica o médico.

De acordo com o Painel de Monitoramento, o estado tem 85.485 mil casos prováveis de dengue, com 40 óbitos confirmados. Veja as áreas com mais casos no mapa abaixo.

Ações em SC

SC intensificou as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. O governo estadual fez um repasse total de 20 milhões de reais para auxiliar os municípios nas atividades. Além disso, investiu em campanhas de publicidade e conscientização, com materiais divulgados em rádios, televisão, outdoors e outras mídias.

Aconteceram ainda diversas capacitações de profissionais da saúde para o atendimento de pacientes e reunião com gestores e equipes municipais para discussão de cenário epidemiológico e intensificação das ações. Diversos órgãos e pastas se juntaram à Saúde, com mutirão de limpeza em pátios e dependências dos órgãos públicos.


Fonte: Oeste Mais
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...