Cultura - 29/03/2024 06:56 (atualizado em 29/03/2024 07:04)

Páscoa: saiba qual a verdadeira origem, significado e curiosidades

Por trás dos símbolos da Páscoa, há uma rica história complexa e que remonta uma passagem de milhares de anos
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Arte / Kanvas

A Páscoa é uma das celebrações mais importantes do calendário cristão, a celebração, acontece no próximo domingo (31) e é comemorada em todo o mundo.

No entanto, por trás do símbolo dos ovos de chocolate e dos coelhinhos, existe uma rica história complexa e que remonta a passagem de milhares de anos.

A data que se comemora a ressurreição de Jesus é mais antiga que Cristo e tem origem judaica e influências de povos pagãos.

Onde surgiu a Páscoa?

A Páscoa cristã surgiu a partir de uma celebração que ocorre entre os judeus e é chamada de “pessach”, passagem em hebraico.
Ela relembra a libertação dos hebreus da escravidão no Egito, por volta de 1.300 a.C., e é comemorada segundo o calendário judeu.
No Brasil, a festa é comemorada pelos cristãos, católicos e evangélicos e relembra os caminhos de Jesus até a crucificação, morte e ressurreição.

Enceramento da Quaresma

Na celebração da igreja católica, a Páscoa encerra o período da Quaresma, onde os católicos têm uma penitência em preparação para a festa.
A última semana deste período é conhecida como Semana Santa e começa com o Domingo de Ramos, 24 de março, e recorda a entrada de Jesus em Jerusalém.

Origem pagã

O cristianismo, durante o processo de conversão de povos germânicos pagãos, incorporou vários elementos da cultura desses povos. Por isso, a Páscoa no hemisfério Norte possui algumas associações com as tradições pagãs.
Historiadores relacionam a festa ao culto à Eostre, deusa da primavera, do renascimento e da fertilidade. Conhecida ainda como Ostara, o nome tem origem em alemão “Ostern”, ou inglês “Easter“.
As festas entre povos germânicos e celtas para essa deusa eram realizadas nessa época. Com cristianização dos povos, a festa pagã se incorporou à comemoração cristã.

Símbolos

Se atribui a deusa ainda os ovos e coelho, grandes símbolos, que para as pessoas que cultuavam Ostara significava fertilidade e esperança na vida com a primavera.
Por isso, elas trocavam ovos decorados e também escondiam alguns para depois achá-los.

Definição da data

A data se altera todos os anos devido a um cálculo baseado nas fases da Lua e tradições eclesiásticas
A data é determinada pelo ciclo lunar e equinócio da primavera no hemisfério Norte, ou equinócio de verão, no hemisfério Sul.
De acordo com uma tradição estabelecida Primeiro Concílio de Niceia, em 325 d.C., a Páscoa é comemorada no primeiro domingo após a lua cheia que ocorre depois do equinócio da primavera em 20 ou 21 de março.
Como o ciclo lunar não coincide com o ciclo solar de 365 dias a data da festa pode variar de ano para ano.
Dessa forma, a celebração pode cair qualquer domingo de abril, algo que explica o fato da data mudar a cada ano. Em 2024, a Páscoa será celebrada no dia 31 de março.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...