BRASÍLIA - 04/04/2024 05:59

Seif pode ser cassado nesta quinta-feira pelo TSE; o que se sabe sobre o caso

Tribunal julga suposto abuso de poder econômico; além da cassação de Jorge Seif, ação pede que todos os investigados no caso fiquem inelegíveis por oito anos
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Senador Jorge Seif corre risco de perder o mandato – Foto: Roque de Sá/Agência Senado/

Em julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), previsto para começar às 10h desta quinta-feira (4), Jorge Seif (PL) pode perder seu mandato de senador da República. Natural do Rio de Janeiro, o parlamentar de 46 anos conquistou mandato por Santa Catarina nas eleições de 2022.

O parlamentar é julgado por suposto abuso do poder econômico, movido pela coligação ‘Bóra Trabalhar’ (União-PSD-Patriota) e pelo ex-governador Raimundo Colombo (PSD).

Quais são os argumentos contra Seif

Além de Seif e seus suplentes, Hermes Klann e Adrian Censi, a ação judicial foi direcionada também aos empresários Luciano Hang, proprietário da Havan, e Almir Atanázio dos Santos, ex-presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista.

Os partidos argumentaram que a chapa foi favorecida ao utilizar recursos da Havan e do sindicato em atividades de campanha.

A ação acusa os réus de cessão irregular de helicóptero para transporte e participação em eventos, uso da estrutura material e pessoal de uma rede de lojas para veiculação de campanha e financiamento irregular de propaganda eleitoral por parte de uma entidade sindical durante evento na cidade de São João Batista.

Além da cassação, a ação pede que todos os investigados fiquem inelegíveis por oito anos.

Relembre o caso

No final de 2023, Jorge Seif chegou a ser absolvido no TRE, que julgou improcedentes os pedidos de cassação e entendeu que não havia provas suficientes para demonstrar a gravidade das condutas de abuso de poder econômico na disputa eleitoral de 2022.

Na época, foi concluído que a eleição dele se deu pela “onda bolsonarista” em SC e não por influência direta de um empresário catarinense em sua campanha.

Após a decisão do TRE-SC, a coligação ‘Bora Trabalhar’ apresentou recurso ordinário junto ao TSE pedindo a reforma da sentença da Corte Regional.

Em março deste ano, o vice-procurador-geral da República Alexandre Espinosa emitiu parecer determinando a cassação do mandato da chapa eleita.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...