Após sobreviver a uma queda de avião e ficar 27h desaparecido na mata, o empresário e piloto Mauro Ribeiro, de 60 anos, que estava a bordo do ultraleve foi resgatado em Ponte Alta do Norte, na Serra Catarinense, e está internado em estado estável, mas grave.
O piloto e empresário partiu sozinho em uma aeronave ultraleve por volta das 11h de quarta-feira (3) de um aeroclube de São José, na Grande Florianópolis, com destino à Videira, no Meio-Oeste, onde deveria chegar por volta do 12h.
No entanto, o avião sofreu uma queda e o empresário e a aeronave foram dados como desaparecidos. Mauro Ribeiro só foi encontrado por volta das 13h50 do dia seguinte, em uma área de mata de Ponte Alta do Norte.
Conforme o comandante da FAB (Força Aérea Brasileira), Vitor Lucas de Mello, que liderava a missão de busca, ele acenava para o socorro quando o resgataram.
Piloto foi resgatado em estado grave e está internado
Mesmo consciente, o piloto chegou no hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis, com politraumatismo grave.Conforme o boletim médico desta sexta-feira (5), o empresário passou por uma intervenção cirúrgica devido as fraturas e permanece internado. Ele deve passar por novas cirurgias.
Como ocorreu a queda de avião
Mauro Ribeiro voava em direção ao destino quando o avião apresentou uma falha, o que teria ocasionado a queda na Serra Catarinense.As investigações da FAB apontam que o piloto perdeu os instrumentos de voo, responsáveis em fornecer informações da aeronave, tais como altitude, velocidade, indicador de rumo e outras muitas informações cruciais.
O piloto dirigia um ultraleve, modelo modelo P92 ECO 2000 RG, matrícula PU-VRB, produzido pela TECNAN.
Piloto faz apelo aos socorristas quando foi resgatado
O comandante da missão, Vitor Lucas de Mello, relatou a emoção de encontrar a vítima com vida:“Tivemos a grata satisfação de sermos recebidos com um aceno de mão do piloto, e quando percebemos que estava com vida, a tripulação ficou extremamente feliz, motivada ainda mais para cumprir a missão”.
De Mello contou que Mauro Ribeiro estava consciente e fez um apelo à família: “Ele conversou com o pessoal, falou que tinha uma filha e pediu para informarmos à família que ele estava com vida”.
Além disso, o comandante da missão deu detalhes do resgate: “Conseguimos resgatá-lo com a maca, aparentemente ele estava com o pé quebrado”.