O governo do Rio Grande do Sul já confirmou a morte de 100 pessoas em decorrência das chuvas no Estado. Outras quatro ainda seguiam em investigação para apurar se têm relação com os eventos meteorológicos. O estado registra 128 desaparecidos e 372 feridos.
No total, 1,4 milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas. Desse total, 66,7 mil pessoas estão em abrigos e 163,7 mil estão desalojados nas casas de familiares ou amigos. Dos 497 municípios gaúchos, 417 relataram problemas relacionado ao temporal.
Os números desta matéria seguem em atualização conforme a confirmação de novas mortes, divulgadas pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Corpo de Bombeiros e prefeituras das cidades afetadas.
Veja de onde são as mortes
Confira abaixo quem são e onde ocorreram algumas das 100 mortes no Rio Grande do Sul desde a última segunda-feira (29) devido às chuvas no Estado.Região dos Vales
- Pantano Grande (1)
Nercio Giovane Silveira Farias, de 60 anos, sofreu uma descarga elétrica ao tentar desligar um disjuntor.
- Encantado (2)
Uma mulher identificada como Josiane Machado, de 45 anos, foi encontrada morta. Ela foi vítima de um desmoronamento de terra. Não há informações sobre a outra vítima nem sobre as circunstâncias do ocorrido.
- Paverama (2)
Delmar Waldomiro Sander, de 69 anos, e Nestor Scheffer, de 61, ambos aposentados, estavam em um carro arrastado por uma enchente na terça-feira (30).
- Vale do Sol (1)
Não há informações sobre a vítima nem sobre as circunstâncias da morte.
- Putinga (1)
Mário José Forti, de 44 anos, morreu após um deslizamento de terra que cobriu a casa em que ele estava.
- Santa Cruz do Sul (4)
Uma idosa foi encontrada morta na última quarta-feira (1º), e um casal foi encontrado morto na localidade de Rio Pardinho. Houve também uma quarta morte confirmada pela Defesa Civil. As identidades das vítimas não foram divulgadas.
- Candelária (1)
A idosa Olandina Bartz, de 90 anos, foi encontrada morta em uma área alagada.
- Segredo (1)
Alzemar Foster, de 63 anos, que estava dentro de um carro que tentava atravessar uma área alagada, morreu na cidade.
- Três Coroas (3)
A Defesa Civil confirmou que houve as mortes, mas não divulgou a identidade e detalhes de como aconteceu.
- Vera Cruz (1)
A Defesa Civil confirmou uma morte, mas não informou identidade nem como ela ocorreu.
- Roca Sales, no Vale do Taquari (2)
Não há informações sobre as vítimas nem sobre as mortes.
- Bom Princípio (1)
Ainda não há informações sobre a vítima nem as circunstâncias da morte.
- Capela de Santana (1)
Ainda não há informações sobre a vítima nem as circunstâncias da morte.
- Capitão (1)
Ainda não há informações sobre a vítima nem as circunstâncias da morte.
- Cruzeiro do Sul (8)
Ainda não há informações sobre a vítima nem as circunstâncias da mortes.
- Forquetinha (2)
Não há informações sobre as vítimas nem sobre as circunstâncias do ocorrido.
- Lajeado (5)
Não há informações sobre as vítimas e nem sobre as mortes.
- Montenegro (1)
Não há informações sobre a vítima nem sobre as circunstâncias da morte.
- São Leopoldo (1)
Não há informações sobre a vítima nem sobre as circunstâncias da morte.
- Taquara (2)
Segundo a prefeitura da cidade, as vítimas são dois idosos que moravam em um imóvel, arrastado na localidade de Batingueira, no distrito de Padilha. As vítimas ainda não foram identificadas.
- Salvador do Sul (2)
Dois corpos foram encontrados soterrados. As vítimas, que ainda não foram identificadas, estavam nos escombros de residências que desabaram em Linha Canjerana.
- Sinimbu (1)
Não há informações sobre a vítima nem sobre as circunstâncias do ocorrido.
- Venâncio Aires (3)
Os corpos do casal Delso, 75 anos, e Cleci Bergenthal, 73, foram retirados da casa onde moravam na localidade Linha Picada Mariante. Não há informações sobre a terceira vítima nem sobre as circunstâncias do ocorrido.
- Porto Alegre (3)
Não há informações sobre as vítimas nem sobre as circunstâncias dos óbitos.
- Salvador do Sul (2)
Uma pessoa morreu após um deslizamento de terra destruir casas. Ela ainda não foi identificada. A Defesa Civil confirmou outra morte na cidade, mas não divulgou detalhes.
- Taquara (2)
Duas pessoas morreram na cidade após um deslizamento de terra, conforme a prefeitura. As vítimas são dois idosos que moravam em um imóvel arrastado. As identidades deles não foram divulgadas.
- Canoas (3)
Não há informações sobre a vítima e as circunstâncias do ocorrido.
Região Central
- Itaara (1)
Eliziane Milani Buss, de 47 anos, vítima de um desmoronamento, foi encontrada morta.
- Pinhal Grande (1)
O corpo de uma mulher foi encontrado no interior da cidade pela Polícia Civil. A identidade dela não foi divulgada.
- Silveira Martins (1)
Olide Brondani, de 85 anos, morreu vítima de deslizamento de terra que atingiu a casa dela.
- Santa Maria (5)
A adolescente Emily Ulguin da Rocha, de 17 anos, e a mãe dela, Liane Ulguin da Rocha, de 45, morreram após a casa em que estavam ser atingida por uma pedra no bairro Itararé em 1º de maio. Outras três mortes foram confirmadas pela Polícia Civil: um casal e uma criança que estavam desaparecidos foram encontrados mortos.
- São João do Polêsine (1)
A Defesa Civil confirmou a morte de uma adolescente de 15 anos. O nome dela não foi divulgado. Segundo a prefeitura, a casa dela foi atingida por um deslizamento de terra.
Região Norte
- Serafina Correa (2)
Conforme a Polícia Civil, as vítimas foram identificadas como Juan Falcon Barrios, 31 anos, e Ipidio Capra, 55. De acordo com a prefeitura, o rio Arroio Feijão Crú alagou a cidade, deixando duas pessoas mortas. Um dos corpos foi localizado soterrado no bairro Alto Paraíso.
- Boa Vista do Sul (2)
O casal Paloma Melo da Silva, 25 anos, e Andrigo Oliveira de Ávila, também de 25, morreu enquanto voltava do trabalho. O carro que eles estavam foi atingido por um deslizamento de terra no interior da cidade na quarta (1º).
- Serafina Corrêa (2)
O corpo de um homem, identificado como Juan Dalcon Barrios, de 31 anos, foi encontrado em uma rua alagada na quarta-feira (1º). Foi localizado também o corpo de um homem que estava soterrado. Ele foi identificado como Ipidio Capra, de 55 anos, segundo a prefeitura da cidade.
- Bento Gonçalves (6)
O corpo de Luiz Carlos Schutkovski foi encontrado na quinta-feira (2). O idoso tinha 71 anos e estava dormindo quando houve um deslizamento de terra que atingiu a casa onde ele morava com a esposa, na região de Vale Aurora, no interior da cidade.
Artemio Cobalchini, de 72 anos e Ivonete Cobalchini, 62, foram encontrados mortos na sexta-feira (3) na propriedade da família, no interior de Bento Gonçalves. Uma mulher, que não teve a identidade divulgada, foi encontrada morta na Linha Buratti, conforme informações da prefeitura.
Não há informações sobre os outros dois óbitos.
- Gramado (7)
Cinco pessoas morreram soterradas após deslizamentos de terra em Linha Pedras Brancas, no interior da cidade. Três vítimas foram identificadas como Kaique Andriel Ludvig Santos, de 13 anos, Nitiele Ludvig, de 36, e Silvio Antônio Pellicioli, de 47. Outras duas não foram identificadas.
Noeli da Rosa Duarte, de 56 anos, morreu também por causa de um deslizamento na Linha Quilombo.
Não há informações sobre a sétima vítima e as circunstância da morte.
- Canela (2)
Os corpos de José Alzemiro de Moraes e Marina de Brito de Moraes foram encontrados em meio aos escombros de uma casa que foi arrastada por um deslizamento de terra na localidade de Rancho Grande, no interior da cidade.
- Caxias do Sul (5)
Um homem de 53 anos foi encontrado morto na cidade. Ele estava em uma casa que foi soterrada devido a um deslizamento de terra. Ele foi identificado Leandro Fortes Carvalho.
Três pessoas foram encontradas mortas na localidade de Galópolis na sexta-feira (3). As vítimas estavam com um grupo que desapareceu após deslizamento de terra que atingiu quatro casas na quinta-feira (2). As identidades não foram confirmadas. Não há informações sobre o quinto óbito.
- São Vendelino (2)
O Corpo de Bombeiros localizou o corpo de José Adair Oliveira, de 47 anos, e do filho dele, Wagner Oliveira, de 22, que desapareceram após um deslizamento de terra na terça-feira (30).
- Farroupilha (1)
Não há informações sobre a vítima e o que motivou a morte.
- Veranópolis (5)
Não há informações sobre as vítimas nem sobre as circunstâncias do ocorrido.