Os primeiros voos extras entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul começaram a operar durante o fim de semana. A medida emergencial tem como objetivo garantir sete decolagens semanais a sete municípios do Rio Grande do Sul e três de Santa Catarina.
A ação foi anunciada na semana passada pelo Ministério de Portos e Aeroportos em conjunto com a Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (ANAC), Infraero, Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e companhias aéreas.
O plano emergencial prevê 116 voos semanais nesta primeira fase, sendo 88 no Rio Grande do Sul e 28 em Santa Catarina. No sábado (11), a Gol, Latam e Azul operaram com voos a Passo Fundo, Santo Ângelo e Caxias do Sul. Nesta segunda-feira (13), os voos foram para Passo Fundo, Santa Maria, Uruguaiana e Caxias.
— Estamos vendo os primeiros voos extras chegando ao interior do Rio Grande do Sul garantindo, com isso, o direito de ir e vir da população neste momento delicado. Amanhã, nos reuniremos com o governador Eduardo Leite para discutir a malha e novas medidas — disse o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
A medida passou a operar após o fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre. O terminal está inundado devido às fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o dia 28 de abril e deve ficar fechado até, pelo menos, 30 de maio.
Com isso, até então, apenas algumas viagens de ônibus estavam saindo de Santa Catarina e outros estados em direção ao Rio Grande do Sul. Na semana passada, algumas empresas retomaram a rota para algumas cidades próximas a Porto Alegre, já que a rodoviária da capital gaúcha também está fechada.
Conforme levantamento do BuscaOnibus, partindo da Capital catarinense, a Santo Anjo foi a única que retomou a linha entre os dois estados, na quinta-feira (9). A viação estava sem operar para o Rio Grande do Sul desde 3 de maio. A Nordeste e a Catarinense seguem com o serviço cancelado e não têm data para retomá-lo.
As únicas duas empresas que mantiveram as linhas normalmente entre os dois estados foram a UneSul e a Reunidas. Com saída de Florianópolis, a UneSul mantém as viagens para Vacaria, Lagoa Vermelha, Passo Fundo, Carazinho e Soledade. Já a Reunidas manteve todos os horários com destino a Caxias do Sul, Erechim, Santo Ângelo e Santa Rosa.
Chuvas no Rio Grande do Sul
Subiu para 147 o número de pessoas que morreram em função das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul há duas semanas. Conforme o boletim da Defesa Civil divulgado nesta segunda-feira (13), há ainda 127 pessoas desaparecidas e 806 feridos.No total, mais de 2,1 milhões de pessoas foram afetadas pelas chuvas. Dessas, 538.241 mil estão desalojadas e 80.826 mil foram levadas a abrigos. Dos 497 municípios gaúchos, 447 relataram problemas relacionados ao temporal. Além disso, uma morte está em investigação.