Subiu para 13 o número de municípios catarinenses em situação de emergência, segundo o relatório emitido pela Diretoria de Gestão de Desastres da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC) na manhã desta quinta-feira (16). O número se dá pelas fortes chuvas que atingiram o Estado no último fim de semana.
Somente nesta quinta, sete decretaram emergência: Passo de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Maracajá e Araranguá. Outros seis já estavam na lista: Içara, Criciúma, Forquilhinha, Praia Grande, Meleiro e Ermo. Assim, agora são 13 as cidades mais afetadas pelas chuvas, que castigaram principalmente as regiões Sul e Extremo Sul do Estado.
Segundo o relatório, são 421 pessoas desalojadas e 162 desabrigadas. O departamento de monitoramento meteorológico da SDC aponta para chuva volumosa e intensa para o fim de semana em Santa Catarina.
Araranguá e São João do Sul, que somam 411 pessoas desalojadas, já receberam R$ 131.753,12 em itens de assistência humanitária. Entre eles, estavam cestas básicas, água potável, kit higiene, kit limpeza, colchões de solteiro e casal, e kit de acomodação solteiro e casal.
Previsão de temporais para o fim de semana em SC
A passagem de uma frente fria provoca chuvas intensas e volumosas em toda Santa Catarina entre a noite de sexta-feira (17) e a madrugada de domingo (19). O temporal terá início nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, avançando em direção às demais áreas do Estado ao longo do fim de semana.O risco é alto nas áreas em laranja, moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde do mapa. Entre as ocorrências possíveis estão os destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, além de alagamentos e enxurradas.
São esperados entre 75 e 100 milímetros nas áreas em laranja, entre 50 e 70 milímetros nas áreas em amarelo e entre 20 e 40 milímetros nas áreas em verde do mapa. Em todas as áreas podem ocorrer pontuais acima destes valores.Recomendações à população
- Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais nas redes oficiais da SDC;
- Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;
- Não transite em pontes ou pontilhões submersos;
- Cuidado redobrado com crianças próximas a rios ou ribeirões;
- Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;
- Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado;
- Fique atento a inclinação de postes e árvores;
- Fique atento aos movimentos de terra ou rochas próximas a sua residência;
- Fique atento a rachaduras em muros e paredes.
Alertas da Defesa Civil
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.
Para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar por SMS para o número 40199.Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, é possível acompanhar diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo no site da Defesa Civil.